segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Viagem: Lima ( 2 dias)

Olá!

Demorou (muito) mas chegou.

Huaca Pucllana

Vou começar esse post falando do nosso roteiro em Lima nos dois dias inteiros que nós ficamos nessa cidade - lembrando que nós passamos por Lima milhões de vezes nessa viagem porque nós chegamos no Brasil por Lima, fomos e voltamos de Arequipa passando por Lima para ir para Huaraz.
Somente ficamos efetivamente em Lima quando retornamos de Huaraz (e dali seguimos para Cusco).

Nosso roteiro em Lima foi basicamente andar por aí, ir em museus e sítios arqueológicos e comer. Se você é do tipo que adora uma viagem gastronômica, Lima é o lugar. Muitos dos melhores restaurantes da América Latina estão por ali - com preços para todos os bolsos tendendo para bolsos gordos ^^''

1º Dia:
Chegada em Lima de busão na Rodoviária da Oltursa. Pegamos um uber até a nossa hospedagem. Fizemos check in rapidinho, deixamos as bagagens no depósito e saímos para tomar café da manhã (já que nesse dia nossa diária somente começaria 15h né). Para informações sobre a hospedagem vá para o fim do post.
Tomamos café da manhã numa padaria próxima, que foi bem gostoso, mas tivemos uma surpresa ao pagar com cartão de crédito porque o Daniel precisou autorizar a compra pelo celular O.O Ai ligamos a rede morrendo de medo de termos que pagar rios de dinheiro de roaming (nem aconteceu) e acabou resolvendo. No entanto, até convencer o dono da padaria que tinha sido pago foi chato.

Essa treta aconteceu porque nós estávamos sem soles ^^'' Dali a gente saiu passeando / procurando uma casa de cambio. Esquece trocar dinheiro em banco porque o câmbio é um  lixo. Nós fomos vendo plaquinhas de cambio ao longo da avenida jose larco e conseguimos um bom cambio (para a época) e trocamos todo o dinheiro que deu xD real -> soles. Como o cambio tava muito ruim na época não compensava trocar dólar porque perdíamos muito dinheiro.

no meio do caminho....

Nós fizemos uma boa caminhada porque resolvemos ir a pé do hostel até nossa atração da manhã que era o sítio arqueológico Huaca Pucllana.  Nós passamos pelo Parque central de Miraflores (cheio de gatinhos) e foi bem agradável o passeio.

No entantooo preferia que a gente não tivesse se demorado muito porque quando chegamos no sitio acabamos pegando o sol já bastante forte.

Nada que inviabilizasse mas que pesou pro resto do dia.
Nós fizemos a visita guiada em inglês porque era a que tinha acabado de começar quando a gente chegou. Para informações sobre atração vá para o fim do post.

A visitação durou 1h mais ou menos e dá para ver o solzão! O tour guiado tem várias informações sobre as diversas formas de utilização dessa área onde tem o sítio arqueologico. Achei muito instrutivo (além de ser muito louco isso existir NO MEIO da cidade). No entanto é feito a céu aberto praticamento o tempo todo e tem que subir, descer, etc. Não é acessível!

Ao final do passeio seguimos para o restaurante Astryd y Gaston, demoramos 1 hora mais ou menos lá. Pegamos um uber para ir para nossa atração da tarde, o Museu Nacional de Arqueologia - e preciso dizer: nós amamos esse museu!

A gente saiu expulso de lá xD porque ele fechava meio cedo. Recomendo que contrate um guia (é carinho mas VALE A PENA) e separe um tempo para ver o museu sozinho. Nós ficamos 1 hora na visita com a guia e depois ficamos mais 1 hora sozinhos. Teríamos ficado mais tempo mas nós ADORAMOS museu. Se não for o seu caso, a 1 hora da visita guiada tás suficiente. Esse museu tem de tudo sobre a história do Peru e dá para aprender muito nesse passeio.

De lá, paramos para tomar um lanche na rua e seguimos a pé para o Museu Larco - que por fechar mais tarde nós deixamos por último. O legal é que chegamos lá com o sol se ponto e foi bem legal.

O local é enorme! Nós fizemos a visitação guiada também e valeu a pena. Incrível como a gente continuava pegando novas informações a cada visitação que a gente ia.

O foco desse museu são as relíquias arqueológicas. Tem uma seção SÓ para itens sexuais xD

IMP!! Esse passeio pode soar muito repetitivo para quem já foi no Museu Nacional de Arqueologia então somente recomendo que faça os dois quem REALMENTE gosta muito de história e de museus.
Eu achei interessante mas havendo pouco tempo ou pouco interesse em museus eu escolheria o Museu Nacional de Arqueologia, em especial para quem viaja com crianças porque lá é mais focado na história, existem bonecos representando os povos, videos, etc.

Fechamos o dia jantando no restaurante Rosa Nautica - falo sobre ele especificamente no fim do post no tópico restaurantes.

2º Dia:

Nesse dia a ideia era conhecer o centro da cidade. Por isso pegamos um daqueles tours voluntários do hostel (você dá o valor que quiser no final do tour para o guia) e fomos pro centro com uma galera de transporte público.
Obs. Nesse dia eu não estava legal porque desde Huaraz eu estava com diarréia do viajante (sério que essa doença existe!) mas consegui aproveitar o passeio.

Para ser sincera nós conhecemos a Plaza de armas e passamos por alguns prédios que nós tinhamos previsto de ver. O que valeu foram as informações que o guia dava. Só ir lá sem um guia teria sido um saco.
Nós vimos com o guia as seguintes atrações:
Plaza de Armas (vários prédios)
Palacio Arzobiscopal (só ver)
Basílica La Mercedes (só ver)
Parque da Muralha (só ver)
Museo del Pisco (beber Pisco)

durante o tour guiado

Do que estava planejado somente ficou faltando a Basílica de São Francisco (catacumbas) que foi um passeio meio meh. Nossa guia era muito MUITO ruim e o fato de eu ser claustrofóbica não ajuda né? Foi legal o passeio - pelo ver as catacumbas - mas dispensável para quem estiver com pressa.

Na verdade, acho que o centro só serve para quem quiser ir com guia para ele contar um pouco sobre a história de Lima mesmo e para quem estiver com tempo.

Nós almoçamos num restaurante ruim ali pela Plaza de Armas e tivemos a ideia ruim de irmos a pé para a próxima atração - Circuito Mágico del Agua.

Somente valeu a pena isso porque descobrimos um museu de rochas no meio do caminho que era bem legal e baratinho (não lembro o valor mais).

Depois de andarmos muito, muito mesmo - e ver o pior de Lima na hora do rush - chegamos no Circuito Mágico del Agua que estava entupido de gente nesse dia (acho que era férias ou algo do tipo porque existiam muitos peruanos lá, poucos turistas).

Além de ser muito lindo o show de luzes e água, a gente se divertiu muito no parque. Ficamos brincando de adivinhar nas fontes onde iria sair agua (e é claro que a gente se molhou xD)

Aiai, muito divertido. Recomendo. Ainda mais para quem estiver com crianças. Para mais informações sobre o local vá ao final do post no tópico atrações.

Para informações sobre o parque vá no final do post em Atrações.

Fim do dia estávamos podres de cansado e acabamos indo jantar no Shopping Larco mar - que era próximo da hospedagem - no restaurante recomendado Tanta. Eu adorei a comida. Não me lembro muito quanto gastamos mas foi um valor normal de um outback da vida.

Na manhã seguinte vivemos a emoção de não conseguir chamar um uber porque não pegava a internet no hostel ¬¬ and na lavanderia do hostel "cataram" uma blusa minha (que só senti falta porque eu gostava muito dela). No fim tudo deu certo e pegamos nosso vôo para Cusco.

Hospedagens:

1) Próximo ao aeroporto:
Mama Backpackers - a dona do hostel é muito amável. Nós chegamos super tarde e saímos super cedo e a senhorinha lá tentando receber  a gente da melhor forma possível.
Endereço: Avenida Antunez de Mayolo 1389, Los Olivos
Tipo de acomodação: 2 camas em quarto compartilhado
Preço: 45  soles diária por cama com café da manhã a cama.  (só aceitava em dinheiro quando fomos)
Número de diárias: 1

2) Miraflores:
Endereço: - Jose Gonzales N° 170, Miraflores, Lima
Tipo de acomodação:  2 camas em quarto compartilhado*
Preço:  40 soles diária por cama com café da manhã.
Número de diárias: 2.

* 113 soles o privativo com banheiro compartilhado.

Restaurantes:

1) Astrid y Gaston:
Então, o restaurante é todo chicoso e o menu o tempo todo é atualizado. Achei o espaço confortável e bem decorado. Os preços são bem altos e vi muitas  pessoas elogiando na internet. Aí fomos. E a comida era gostosinha.

Mas definitivamente não valeu o preço. Nós gastamos 200 soles em um almoço bem modesto (pouquíssima comida!) e o sabor não era espetacular. Pode ter sido o menu da época? Pode sim, mas acho que é bem padrão a quantidade de comida nesse tipo de restaurante - então para mim já não é um bom restaurante (para mim a comida tem que ser boa e vir uma boa quantidade).
É muito pessoal esse tipo de coisa mas eu no Brasil pagando mais de 200 reais num almoço teria ido num restaurante excelente de tudo e satisfeitíssima. Desse eu sai com fome :p

2) Rosa Nautica:

Esse restaurante é aquele lindo de morrer no meio do mar. Desde quando eu descobri esse restaurante - e li as pessoas recomendando ele na internet - fiquei com vontade de ir (e com medo dos preços).
Mas a maioria dos passeios em Lima são para comer mesmo então nós nos planejamentos para isso.

vista pro mar s2 a caraaa de cansada da criatura!
Nós fizemos a reserva online no mesmo dia que resolvemos jantar lá mas não recomendo que façam isso porque o restaurante é muito cheio.

Nem pense em contar com a sorte e chegar lá sem reserva porque a possibilidade de se frustrar é alta.

A comida é gostosa e bem servida. Nós gastamos um pouco mais de 200 soles mas dessa vez valeu a pena porque nós queríamos uma experiência diferenciada - e não tem como achar que não vai custar nada.

No entantoooo, sugiro que vá lá durante o dia para aproveitar mais a vista porque nós somente víamos o mar escuro e as luzinhas da praia a noite xD Eu achei muito legal mas imaginei durante ou dia ou no por do sol (por exemplo!).

Recomendo esse restaurante!

Atrações:

1) Huaca Pucllana

-Tour guiado 1 hora - S/12.00 por pessoa
- primeiro tour às 9:00h
-De Miércoles a Lunes – 9:00 a 17:00h.

2) Museu Nacional de Arqueologia
(RECOMENDO guia)
- Lunes a dom: 8:45 a. m. a 5:00 p. m. (última hora 4:30p.m.)
- S/. 10.00, guiado S/.20.00

3) Museu Larco
(RECOMENDO guia)
- Entrada general S/ 30.00
- Lunes a dom: 9:00  a 22:00

4) Basílica de São Francisco (catacumbas)
- Basílica de São Francisco
- S/ 15.00
- Todos los días: 7:00 a 11:00 / 16:00 a 20:00 pm

5) Circuito Mágico del Agua
- Ir no inicio da noite
- Martes a domingo
- Shows: 7:15 p.m. - 8:15 p.m. - 9:30 p.m.

E foi isso gente.

por do sol no Parque del agua