segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Viagem: Huaraz (3 dias)

Olá!!

Laguna 69
A cidade de Huaraz, no norte do Peru, me conquistou enquanto pesquisava sobre o Peru e TIVE que modificar todo o cronograma para encaixar uma forma de ir para lá. Por que? Porque lá é o point para quem gosta de ecoturismo. Tem muitas trilhas (de dias inclusive!), o custo é razoável e as paisagens são lindíssimas!

1) Como chegar? 
Nós saímos de Lima e acho que é o ponto de partida para maioria das pessoas.
Tem como ir de avião mas é caríssimo.
A forma mais comum é de ônibus mesmo. São 8 horas de viagem. Para escolher a empresa eu pesquisei muito  porque no Peru existem diversos tipos de ônibus, desde o convencional durão até ônibus cama - só que a variação de preço não é muito grande. E ta aí o pulo do gato e porque eu pesquisei tanto. O preço de uma empresa de ônibus para outra muitas vezes não varia muito mas o tipo de acomodação é completamente diferente.
Não vou me alongar muito no assunto pois a Angie, do Apure Guria fez um post ótimo dedicado apenas a esse tema. Clique aqui para ler o post dela.
Na ida nós fomos de Movil bus - que foi uma experiência excelente! - fomos de leito-cama e custou 115 soles por pessoa. Eu praticamente não senti o movimento do ônibus e foi essencial para que eu não me enjoasse muito durante a viagem ( o que não impediu de eu começar a sofrer com a altura quando estávamos chegando).
Na volta nós quisemos experimentar outra empresa - a Oltursa - escolhemos o assento Doble vip - que em tese seria mais espaçoso e direcionado para casal - mas achei uma bosta. A poltrona não era muito confortável, o lanche foi um lixo, deixaram o som alto durante a viagem até bem tarde... No entanto, essa empresa é muito bem recomendada na internet, por isso pode ser que a gente não tenha dado muita sorte.

2) Quantos dias ficar? 
Pelo menos 3 dias - sério isso é mínimo. O ideal seriam uns 4 dias para ter uns 2 dias de aclimatação. Eu somente passei mal por causa da altitude assim que sai do ônibus mas porque o Daniel é um lindo e me fez mascar folha de coca, e tomar agua com folha de coca, e chá de coca tipo O TEMPO TODO. Ainda assim, eu me senti mal quando cheguei na Laguna 69 (altitude de 4600 metros!)

3) Hospedagem: 
Aqui nós preferimos uma hospedagem privada com banheiro privativo mas em um local simples. O Albergue Huascaran Peru  foi um bom custo x benefício. A crítica reside apenas na distância do centro de Huaraz - porque a gente acabava pedindo táxi para ir e voltar (mas era baratinho). Nada que tenha onerado muito mais não e não nos causou problema.
Custo: 17 dólares a diária em quarto privativo com banheiro privativo (sim, muito barato)

4) O que fazer?

  • Aclimatar - no primeiro dia não invente de fazer nenhuma trilha puxada porque o seu corpo precisa se acostumar a altitude. Nós passeamos na cidade a pé de boas. Parada light mesmo. Fechamos os passeios para os dias seguintes, compramos alguns remédios (sério! nós estávamos muito quebrados ainda do Colca! E eu enjoada direto) e umas lembrancinhas \o/ 

  • Tour Glaciar Pastoruri - é um passeio de dia inteiro no qual você passeia pelo Parque Huáscaran, conhece a Laguna das 7 cores e termina fazendo um trekking a 5 mil metros de altitude até o Glaciar. 













Não pode se aproximar muito porque a presença humana no local somado aos efeitos do aquecimento global estão derretendo o glaciar. Estima-se que daqui a alguns anos ele deixará de existir :(

o caminho




esse pontinho no meio sou eu xD
 Não há maiores dificuldades na trilha em si porque tem uma calçadinha que você vai seguindo e não é muito longa. No entantoooo, estar nessa altitude exige muito mais do seu corpo. A respiração fica mais difícil e qualquer esforcinho parece exigir muito. Vi crianças e idosos fazendo - respeitando o tempo deles.
Custo: 40 soles por pessoa
Empresa: fizemos com Scheler expeditiones
  • Tour da Laguna 69 - essa trilha é pesada. Comecei falando isso porque eu fui fazer ela MORRENDO de medo de não dar conta. Tem vários relatos de pessoas que não deram conta porque são mais de 3h de subida ( são 13 km o total de percurso). 

Tá, você não desistiu. Ótimo porque cada gotinha de suor vale muito a pena! O caminho da trilha é lindo de morrer! Mesmo que o final da trilha (ou o meio, já que você tem que voltar né ha ha ha) não fosse lindíssimo, já valeria a pena. Esse é um dos lugares mais lindos que eu já vi. 

A primeira parada do tour - olha que lagoa LINDA!

O inicio da trilha

os primeiros 30 minutos são bem planos
Só que depois não xD 

Mas não se preocupe: a  maior parte da trilha é em Zig zag, então não é muito ingrime, nem para subir nem para descer (joelhos agradecem)
Aí você chega quase no "topo do mundo" e tem uma visão dessas 

Aí, depois de pensar 10x que você chegou, você realmente chega lá UAU! Que lugar lindo!  
Alguns corajosos - como o Daniel - se aventuram em entrar nessa água congelada quase xD louco!


 Nós ficamos 1 hora lá na laguna mas ATENÇÃO! Há um tempo máximo de duração de toda a trilha (se não me engano eram 6 horas) então o tempo que você terá lá depende de quanto tempo você vai demorar na ida. Nós fizemos rápido - pq fomos esperando outro Colca e foi muito mais de boa xD mas conhecemos um casal de brasileiros que acabou demorando muito na ida e só ficou 15 min =/ Mas eles falaram que foi de boa porque eles foram no ritmo deles, batendo fotos e sem se estressar muito nem se forçar muito.
Particularmente eu sou do tipo que eu prefiro ir no meu tempo e apreciar todo o percurso do que me matar para ficar mais tempo num lugar descansando. No meu caso e do Dan a gente fez rápido mas de boa, sem desgaste.

O retorno foi muito rápido. A gente fez na metade do tempo da ida (já que só eram descidas e não eram daquelas ingrimes demais que machucam os joelhos).



O fim da trilha


5) Nossos gastos: 
Acho interessante comparar o nosso roteiro (previsão de gastos no tópico 6) com o que nós efetivamente gastamos. Como nessa cidade eu anotei tudinho fica mais evidenciado o gasto. 

28/01 - dia 1:
10 soles - taxi da rodoviária até a hospedagem
80 soles - 2 tour para o glaciar pastoruri
10 soles - touca 
11 soles - almoço
4 soles - 3 litros de água
24 soles - remédios em geral
3 soles - taxi (volta para hostel do centro da cidade)
10 soles - taxi (ida e volta para jantar)
50 soles - jantar
Total:  202 soles

29/01 - dia 2:
3 soles - água na trilha
4 soles - chá de coca na trilha
36 soles - almoço
60 soles - taxa do parque Huascaran 
4 soles - pipoca
112 soles - hospedagem
28 soles - compras de comida para levar para trilha (frutas, água, gatorade e cheetos)
12 soles - soroche pills 
49 soles - jantar
5 soles - taxi
Total: 313 soles

30/01 - dia 3: 
21 soles - café da manhã no caminho 
80 soles - 2 tours Laguna 69
60 soles - entrada no parque Huascaran 
55 soles - jantar
5 soles - taxi para hostel
10 soles - banho após check out
5 soles - taxi para rodoviária
3 soles - água
Total: 239 soles

Total de gastos = 754 soles + 390 soles (bus ida e volta saindo de Lima) = 1144 soles. 

6) Nosso Roteiro: 


Lima x Huaraz (22:40 -06:50)- Onibus Movil Bus - assiento 13 e 14
- Av. Andrés Aramburú 1160, Surquillo 15036, Peru
terminal x hospedagema hospedagem esta há 15 min a pé do centro de Huaraz
Albergue Huascaran Peru suite2 diárias em quarto privativo
Café da Manhãno máximo 14 soles por pessoa
Easier hikes whilst acclimatising include Rajucolta Valley and Llaca Valley whilst Laguna Churup, Laguna Paron and the unforgettable Laguna 69 are more challenging. 
authentic Thai food from Siam de los Andes
Almoçono máximo 34 soles por pessoa
Jantarno máximo 37 soles por pessoa. sugestão: Cafe Andino.
huaraz tem tudo que é oferecido em cusco mas muitooo mais barato s2
Água, folhas de coca, barrinhas e frutas
Café da manhã (incluído hostel)
Tour GlaciarScheler expeditiones - 40 soles por pessoa -
Almoço
Jantar
Café da manhã (incluído hostel)
Tour Laguna 69Scheler expeditiones - 40 soles por pessoa -
Almoço
Jantar
Huaraz x Lima (22:50 - 06:15)Onibus Oltursa doble vip -Butaca 13 e 14

Até Cusco! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário