Para começar o novo blog resolvi falar um pouquinho sobre um desejo constante do jovem adulto: a compra do primeiro carro.
Como eu tive uma experiência com erros e acertos e na época não me deparei com nenhum post que falasse exatamente sobre isso, resolvi escrevi porque pode vir a ajudar alguém.
A verdade é que somos lançados nesse mundo de adultos e queremos fazer as coisas sem saber como. Calma, respira e tenta seguir as regrinhas que listei ai abaixo.
Não importa a razão - a maioria dos jovens adultos deseja ter um carro. Como chegar lá? Isso depende muito de muitas coisas. O seu pai (pais) vai dar? Ele vai pagar o carro e despesas decorrentes? Se a resposta for "sim" esse post a princípio não te importa.
Agora, se você, como eu, terá que conquistas o seu veiculo com seus esforços continue lendo.
1ª Coisa - ter um emprego. Se você é estagiário, mesmo que o dinheiro seja bom e você não precise ajudar com um puto em casa, NÃO RECOMENDO que compre o carro nessa fase simplesmente porque carro é como se fosse filho: as despesas se multiplicam com o tempo e por isso você tem que pensar a longo prazo se você terá como arcar com as despesas dele a longo prazo.
Beleza, consegui um emprego. Posso sair comprando um carro? NÃO RECOMENDO. Por que? Porque para comprar um carro vc tem que ter um dinheirinho. Quanto de dinheirinho? Depende de quanto você quer pagar por mês na parcela, quanto você vai dar de entrada e quanto custa o carro. E é por isso que eu não recomendo você saia penhorando TODO o seu dinheiro numa parcela do carro! Cara, vocÊ tem vinte e poucos anos e quer sair e viajar e comprar tudo o que nunca teve dinheiro para comprar. Se você gastar tudo com o carro, você terá um lindo carro na sua garagem pq não vai ter dinheiro para pagar combustivel e ir para algum lugar com o carro.
Então, CALMAAAA GAFANHOTO! Vamos ao passo 2.
2ª Coisa - juntar dinheiro. Quando dinheiro? O máximo que der. Por que além da entrada que você tem que dar, você tem que pagar despesas de registro do financiamento e outras coisas... despesas sem fim. (exagero mas sempre planeje ter mais do que vai precisar gastar)
Juntou o dinheiro? Um bom dinheiro? Veja quanto você pode dispor desse dinheiro - lembre-se que emergências existem e algo tem que ficar na caixinha para uma eventualidade.
Tudo certo? Vamos para fase 3.
3ª Coisa - procurando "o carro" - zero ou usado? tudo depende do que você quer! Eu optei por um semi novo porque eu não estava a fim de passar 4 anos pagando um carro para andar no quentão e malhando o muquê na hora de estacionar.
O valor do carro (total), valor da entrada e valor da parcela. Sugiro sempre o menor valor da parcela. Lembre-se que pode acontecer algo e quanto menos dinheiro você gastar por mês com o carro melhor - menos você muda o resto da sua vida por causa dessa despesa.
Escolhido o carro, verificada a melhor taxa de juros do financiamento, valor das parcelas, tudo sobre o carro vamos para o 4º passo.
4ª Coisa - ver o seguro. Ahhhh seguro! Sim, seguro. É mais do que necessário ter seguro. Simplesmente vc vai passar 48 meses ou 60 meses pagando o carro. E se roubarem? E se você der perda total? Cara, você não vai querer passar mil meses pagando por um carro que você não tem mais. Portanto: pesquise um bom seguro (bom valor e boa cobertura).
O meu seguro é o tokyo marine - melhor valor. Lá em casa tivemos outro carro com esse seguro e foi bastante bom quando precisamos.
5ª Coisa - você já sabe quanto gastará fixamente por mês com o carro e com o seguro. Não, suas despesas não acabaram. Existe uma coisinha chamada IPVA todo santo ano. É caro. É muito caro. Existe a possibilidade de você receber multas. Existe a possibilidade de dar problemas no seu carro em que não compensa acionar o seguro. Já viu que existem outras despesas que você não havia pensado? Agora, falta o mais importante.
6ª Coisa -combustível. Você tem pouco dinheirinho? Então PRECISA calcular mais ou menos quanto você vai usar o carro. Como assim? Quantos km você imagina que gastará por dia? por semana? por mês? LÓGICO que é muito dificil imaginar isso mas é bom criar uma situação hipotética e calcular - e verificar a autonomia média daquele carro que você escolhe no 3º passo.
[ Eu levei um susto quando descobri que meu carro consumia 6,5 km/l. Essa autonomia é uma bosta queridos. Isso quer dizer que com o tanque de 50 litros do meu carro eu faço em média 300 km com um tanque. Para encher o tanque com Etanol, que é mais barato, eu gasto uns R$120,00. Viu como é importante saber mais ou menos quanto você vai dirigir por semana?
No meu caso, descobri que 1 tanque não dava para 1 semana de vida, indo e voltando do trabalho e indo para casa do boy no fds. Isso significaria um gasto de mais de 400 reais por mês com combustível. Você poderia gastar isso tudo SÓ COM COMBUSTÍVEL?? ( Admito que fiquei MEGA deprê - conto a historia depois) ]
Estou falando disso agora pq se você gastar tanto do seu suado dinheirinho para comprar o carro vc TEM que ficar feliz - se você ficar frustrado o troço não vai funcionar.
Ok. Você já calculou tudo. Juntou o dinheiro para entrada, para os imprevistos, para o IPVA, as parcelas do seguro e do financiamento estão encaixados no orçamento. Você já viu que o que deve gastar por mês de combustível cabe no orçamento. E agora???
CORRE PRO ABRAÇO! Você conseguiu! Você poderá ter seu carrinho lindo e amado! Andar no busão cheio? Sentindo cheiro ruim?? Sacolejando?? Esperar no ponto o onibus vir?? Isso não te pertence mais (GRAÇAAAASSS A DEUSSS!!!)
É mais ou menos isso que você precisa fazer para comprar seu primeiro carro. Lógico, conte com o auxilio e experiencia dos familiares e amigos. Eles são MUITO importantes nesse momento porque vc não sabe nada
Espero ter ajudado. Pretendo postar pro futuro outras coisas sobre carro e demais responsabilidades do jovem adulto.
Bjs
Nenhum comentário:
Postar um comentário