terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Livros: O diário de Anne Frank

Ola!


             Admito que ainda estou abalada com o término do livro. Eu sei que é um livro que eu já sabia do final em razão de ser um ícone forte dos males do nazismo mas ainda assim o impacto foi grande para mim.
             
              Eu já havia ouvido falar e pensado em comprar o livro várias vezes mas costumo evitar ler livros e ver filmes que sei que me deixaram mal e com raiva dos seres humanos.

              Mas da mesma forma que enfrentei meu medo de ver "Requiem for a dream" também enfrentei esse de ler o Diário de Anne Frank.

              De cara tenho q elogiar a personalidade forte e marcante dessa menina. Ela tinha tudo para ser um ícone do feminismo e ideias de igualdade de sexos e autodeterminacao feminina. Era para ser defensora de várias bandeiras que teriam sido úteis nos anos após a guerra. Era estudiosa e queria ser escritora. Tão nova e tantas ideias. A minha vó nasceu na mesma época e acho q jamais teve pensamentos tão maduros como aquela menina de 13-15 anos.

Acho que por ter me afeiçoado tanto acabei sofrendo mais.

             Qualquer guerra é sem sentido. As mortes são injustas e muito sofrimento é gerado a troco de nada. Contudo a bandeira do nazismo foi a mais babaca de todos os tempos. A quantidade de vidas e sofrimento impostos, o medo geral. .. para mim foi cagado do início ao fim!

             Sempre me indignou pensar no holocausto mas o negócio me toca de forma especial. A primeira vez q senti esse perto foi com o filme "Olga". Depois vi a lista de Schindler (filme que relutei anos para ver o filme). Recentemente li "a menina que roubava livros".
Todos esses me tocaram muito mas O diário de Anne Frank com todos os detalhes, as esperanças frustradas e todo o sofrimento do confinamento...

Foi demais para mim.

             Após esse post longo admito que meus olhos encheram d'agua e tive vontade de evitar o final inevitável de Anne. Ceder o que fosse possível para salvar sua vida. Dar-lhe um futuro. Não posso fazer isso e não sei se eu tivesse vivido naquele lugar naquela época eu teria a coragem para proteger ela ou ajudar quem precisasse mas quero acreditar que eu seria uma dessas pessoas que agiria diferente.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário