segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Viagem : Manaus (2 dias e 3 noites)

Olá!

Essa viagem ocorreu em Dezembro/2021 e durou 10 dias. O roteiro da viagem completa são: Belém (3 dias), Manaus (2 dias) e Alter do chão (5 dias).

Para ler sobre o roteiro de 03 dias em Belém, clique aqui
 Para ler sobre o roteiro de 04 dias em Alter do chão, clique aqui.

0) Como chegar:

Nós moramos no Espírito Santo, então, se fossemos de casa, só teria a opção de avião mesmo. Mas nós fomos a partir da cidade de Belém/PA. A partir daqui há a opção de ir de avião ou de barco. O vôo Belém x Manaus é  O custo na época foi de aproximadamente R$ 325,00 por pessoa. Para quem vai de Belém ou Santarém há como ir de barco (mas demora um bocado!

1) Roteiro:

Noite 01 - Chegada a Manaus, Natal Luz e Bistrô Fitz Carraldo

Nós pegamos o vôo a partir de Belém saindo 17:50 e chegando 18:55 (horário de Manaus). Deixamos as coisas no hotel e partimos para o centro de Manaus para ver o "Natal luz, que ocorre na frente do Teatro Amazonas (que estava fechado para visitação em decorrência do COVID-19 na época).

A decoração é linda e estava lotado demais o local - então a gente acabou batendo umas fotos e partiu para jantar no Bistrô Fitz Carraldo, que fica dentro do Hotel Villa Amazônia e é bem próximo do theatro.

Achamos a comida muito gostosa mas meio cara, ainda assim fica a recomendação para quem quiser comer próximo ao teatro.

Dia 01: Teatro AmazonasMusa - Museu da Amazônia:

Nós gostaríamos de ter feito o passeio do teatro (fica para próxima vez) mas deixamos as informações abaixo e acredito que caberia no mesmo dia te passeio no MUSA:

Teatro Amazonas (Atualização: o site do teatro está suspenso durante o período eleitoral)

Funcionamento: 3ª  a sábado, 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.

Preço: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)/ gratuito para amazonenses.

O MUSA - Museu da Amazônia é na verdade um parque natural, a céu aberto, no qual é possível realizar visitas com ou sem guia mas acho que deve ficar meio sem graça fazer sem guia porque a pessoa acaba não aprendendo muito sobre os animais e árvores que tem no parque.

Vá com tênis e roupas confortáveis (fresca porque lá em Manaus faz calor o tempo todo!). O passeio é composto por uma trilha na mata (super tranquila!), borboletário, tem umas salas com animais em estudo (e ai que é legal os guias explicando sobre eles) e, no final do passeio, sobre a Torre de Observação (que é bem grandinha, ficando o último nível acima das árvores - que já são muito altas).

Funcionamento: 5ª a 3ª 8h30-17h (última entrada: 16h); 4ª fechado

Duração: 2h a 3h (nós teríamos ficado mais para ver uma exposição de foras de produção de alimentos por indígenas mas o parque fechou ^^'' fomos convidados a ir embora).

Preço: R$ 30,00 (sem guia) / R$ 50,00 (com guia)  /

#No site informa sobre a necessidade de agendamento para fazer a visitação. Nós não reservamos mas acabamos dando a sorte de ter um grupo que nos incluíram s2 Para fazer o agendamento, envie um e-mail para agendamento@museudaamazonia.org.br)

Para ir até o MUSA: Fomos de uber e custou por volta de R$ 35,00 ( Dez/2021).

OBS: Existem passeios com horários especiais no MUSA  que a gente SUPER teria feito mas que necessita (mesmo) de agendamento prévio.

Observação de aves na torre: R$ 50

Nascer do sol na torre: R$ 50

Pôr do sol na torre: R$ 50

Trilha guiada + pôr do sol na torre: R$ 100

Trilha noturna: R$ 100

Jantar: Restaurante Banzeiro - excelente comida! Recomendamos demais!

Dia 02: Day tour - encontro de águas, interação com botos e visita a aldeia indígena + fim de tarde na praia de rio

Fizemos o passeio com o Iguana tour. Deu tudo certo mas temos a reclamação que, durante o passeio, descobrimos que pagamos muito mais caro do que as outras pessoas que conhecemos no barco pelo mesmo serviço ¬¬ Portanto, ao perguntar o preço dos passeios, cheque direitinho.

O translado do hotel até o porto e volta estava incluído, bem como o almoço com comida regional.

Horário: Pegaram no hotel as 08:30 e terminou por volta de 15:30 (pelo que vi no site deles terminaria as 17:00).

Duração:  dia inteiro.

Preço: R$ 200,00 por pessoa (pessoal, esse foi o preço que pagamos mas NÃO é o que deveria ser. nossos amigos do passeio pagaram bem menos fechando com outras empresas - por volta de R$ 150,00! olho vivo!). Talvez com os reajustes o valor seja maior hoje em dia mesmo mas pesquise com mais de uma empresa.

O passeio teve como primeira parada, de manhã bem cedo, a interação com os botos. Achei legal? Achei. Faria de novo? Não. Eu cai na ilusão pega turista de que havia respeito aos animais no habitat deles e tudo mais mas a realidade é essa galera tocando no animal e o "guia" atraindo animais com peixe. Não é um turismo seguro para os animais e gera um desequilibrio no comportamento e alimentação natural deles. Coloquei aqui mais para falar que não recomendo fazer - pelo menos não dessa forma.

A apreciação de animais naturais deve ser livre (como acabamos fazendo em Alter do chão por acaso num dos dias no por do sol - e os botos apareceram por si mesmos e ficaram no mar enquanto nós estavamos no barco).

2a Parada - Visita a Aldeia indígena - mais um da série: foi legal mas não faria de novo. Cara, eu sei que é uma forma de ajudar financeira a essas pessoas mas forçá-los (sim, ou eles fazem isso ou os turistas não vão) a se apresentarem diversas vezes por dia sob o olhar crítico de pessoas de outras culturas é horrível. As meninas mais jovens obviamente estavam constrangidas durante as danças que eles fizeram.

Nós compramos diversos itens feitos por eles e pagamos pela pintura - e achamos que o passeio poderia ter sido isso e, ao invés do espetáculo de dança e música, poderia haver apenas um guia (indígena) falando sobre a rotina deles, alimentação, etc.

3a parada - Sumaúma

Essa parte do passeio foi beeem maneira e ocorre antes da parada pro almoço (que também achei bem legal! A gente faz uma trilha sobre pontes de madeira suspensa (tem que ter atenção para não pisar em alguma madeira solta) mas é bem tranquilo o passeio.

Essa trilha leva a dois caminhos: um rio com jacarés (distante e seguro xD) e um caminho para ver a Sumaúma. Essa ponte, na época de cheia, fica bem próxima da água mas na época que fomos, como não era cheia, podemos descer e ir na base da Sumaúma. Muito massa!

Retornamos do Passseio no porto por volta de 15:30 e tava muito quente mesmo! Aí resolvemos pegar um uber e ir curtir um banho de praia de rio na Praia de Ponta Negra, onde curtimos uma aguinha gostosa e um por do sol lindo s2.

Jantar: Choupana

Nós fomos acompanhados pelos amigos que fizemos no day tour nesse jantar fenomenal! Provamos de tudo. Eu amei tacaca e o tambaqui à choupana! Daniel adorou o pato no tucupi.
Todo mundo adorou a experiência gastronomica e o espaço é bem agradável. Achei bem justo o valor dos pratos em relação a qualidade e quantidade e recomendamos.

2) Roteiro para quem tem mais dias:
Nós pretendemos muito retornar um dia a Manaus porque queremos muito ter a experiência de hotel de selva e tem passeio para cachoeiras em Presidente Figueiredo que parece bem legal.

• Hoteis de selva (pelo menos +3 dias)

• Passeios para Presidente Figueiredo (1 dia cada passeio)
Empresa amazon eco adventures - https://www.amazonecoadventures.com/
Iguana tour - http://www.amazonbrasil.com.br/
  • Cruzeiro no rio Amazonas (pelo menos 3 dias)
Ibero star - https://www.iberostar.com/br/hoteis/manaus/iberostar-grand-amazon/

De Manaus, seguimos viagem de barco até Santarém para o nosso próximo destino: Alter do chão.