domingo, 28 de agosto de 2022

Viagem: Belém/PA (3 dias)

Olá!

Essa viagem ocorreu em Dezembro/2021 e durou 10 dias. Como ocorreu durante a pandemia de Covid 19 algumas atrações em Belém encontravam-se fechadas ou abertas com exigência de comprovante vacinal.

O roteiro da viagem completa são: Belém (3 dias), Manaus (2 dias)e Alter do chão (5 dias).
 Para ler sobre o roteiro de 03 dias em Manaus, clique aqui.
 Para ler sobre o roteiro de 04 dias em Alter do chão, clique aqui.

0) Como chegar:
Nós moramos no Espírito Santo, então fomos de avião. O vôo Vitória x Belém com escada em São Paulo. O custo na época foi de aproximadamento R$1.200,00 por pessoa. Para quem vai de Manaus há como ir de barco rápido (12h) ou barco normal (24h).

1) Roteiro:

Dia 01: Theatro da PazMercado ver o peso e Museu do Forte do Presépio.
Dia 02: Passeio para Ilha do Combu (dia inteiro) e Estação das docas
Dia 03:

Dia 01 - Passeio a pé - Theatro da Paz, Mercado ver o peso e Museu do Forte do Presépio

De manhã começamos indo para a Praça da República e reservando a visita guiada no Theatro da Paz. Aproveitamos para tomar um cafézinho no café da paz enquanto aguardávamos.

Theatro da paz: Horários da visitação (De 1h em 1h): Terça, Quarta, Quinta e Sexta-Feira: 09h – 10h – 11h – 12h – 14h – 15h – 16h – 17h; Sábado: 09h – 10h – 11h – 12h; Domingo: 09h – 10h – 11h. Ingresso: R$ R$ 6,00 – inteira para público em geral e R$ 3,00 – meia entrada para estudantes, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e acompanhantes). Pagamento dos ingressos da visita somente em dinheiro. Duração: aprox. 40 min

Após a visita guiada nós seguimos para o Mercardo ver-o-peso que é uma feira gigante a céu aberto que vende de tudo (artesanato, comida). Ficamos um tempo considerável aqui comprando alguns artesanatos.

Almoço: Ver o açaí - nos ensinaram muito gentilmente que a forma do paraense comer açaí é bem diferente da que estamos acostumados aqui no sudeste. Além disso degustamos a Cachaça de Jambu. Foi uma experiência cultural muito interessante.

Após o almoço nós seguimos para o Museu do Forte do Presépio onde há uma exposição permanente que conta a história de Belém. Além disso, no espaço, há como subir nas muralhas e ter uma vista linda.

Se estiver com disposição, faça o passeio fluvial na Orla ao entardecer. Terça a domingo, saída às 17h30 - R$50,00.

Jantar: Restaurante Casa Saulo das onze janelas - nós amamos o jantar aqui. Experimentamos várias comidas diferentes maravilhosas e recomendamos. Existem mesas com vista para o rio e o por do sol no local é bem bonito.

Dia 02 - Passeio para Ilha do Combu (dia inteiro) e Estação das docas

O passeio consiste em escolher um restaurante com estrutura para banho de rio para passar o dia. Na chegada a Praça Princesa Isabel, que é de onde saem os barcos, costumam ter várias pessoas divulgando seus restaurantes e inclusive transporte direto para lá. Nós optamos por comprar a passagem na bilheteria e pegar um "barco parador" que vai deixando as pessoas em diversos restaurantes diferentes.

Nós escolhemos, por recomendação de um paraense, o Chalé da Ilha Combu e gostamos muito da estrutura e da comida. Tinha rede dentro do rio, uma parte cercada para ficarmos boiando dentro do rio e uma área com espreguiçadeira. Nós passamos o dia lá e voltamos já no fim da tarde (vimos o por do sol do barco).

Outros restaurantes recomendados são:
- Saldosa Maloca
- Solar da Ilha
- A ilha

A noite nós fomos na "Estação das docas" que é um local que foi revitalizado e tem vários restaurantes muito legais, além do próprio ambiente ser muito agradável.

Nós jantamos no Amazon Beer Belém e eu recomendo de olhos fechados a experimentação das cervejas de sabores diferentes, bem como o arroz de jambu com filhote (peixe muito comum da região).

De sobremesa, tomamos o sorvete maravilhoso de Castanha do Pará da Sorveteria Cairu s2 sério, é muito gostoso!

Dia 03 - Parque Zoobotânico do Museu Goeldi e Mangal das Garças

Recentemente o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi voltou a receber visitantes mediante agendamento. Nós ficamos umas 2 horas no espaço, que possui árvores enormes e lindas, além de diversos animais. Fiquei morta de tristeza de ver a onça - que tava bem estressada com a movimentação após tanto tempo sem nada (ficou fechado o parque por causa da COVID 19).

Preço: R$ 3,00
Horário: Quarta-feira a Domingo de 9h às 15h (fechamento da bilheteria e do portão de entrada é às 14h).
Duração: aprox. 2 horas

No dia que fomos, o restaurante Manjar das garças não iria funcionar, então fomos no Avenida - que é um dos restaurantes mais antigos de Belém (construído em 1945).
Nós pedimos o prato premiado "Camarão ao grão pará" que amamos muito e serviu duas pessoas!

Após o almoço nós exploramos o Mangal das Garças que é um jardim que possui diversos animais resgatados em tratamento ou impossibilitados de retornar a natureza.
Funcionamento: Terça a domingo e feriados de 8h às 18h

Preço: a entrada é gratuita mas há no espaço locais cujo acesso é pago. ex. Farol, Reserva, Museu amazônico. O bilhete que abrange todas as atrações é R$ 20,00 (meia entrada para estudantes e gratuito para menores de 7 anos e maiores de 60 anos).

Nós gostamos muito do parque, eu confraternizei com uma corujinha (que não poderá voltar a natureza infelizmente) enquanto aguardávamos o horário da alimentação dos pássaros (que é muito legal de assistir).

Jantar: Sushi Ruy Barbosa - sim, fui a Belém comer sushi feito com peixes da região s2 É um restaurante caro e recomendo ir mais arrumadinho mas foi uma experiência muito boa!

2) Hospedagem:
Existem diversas hospedagens em Belém e nada que um booking básico não resolva.
No entanto, nós optamos por ficar em Airbnb na ida (e recomendamos porque o espaço é maravilhoso e a localização também é excelente - bairro Umarizol).

O loft acomoda perfeitamente um casal (e tinha até uma rede!) - link para reservar

Na volta de Alter do chão nós ficamos no Bristol Umarizol.

3) Alimentação:
O estado do Pará é um dos que mais gostei de explorar a culinária. Não houve nada que eu tenha comido que não fosse no mínimo "maravilhoso". Os restaurante que fomos foram listados ao longo do roteiro mas vou colocar uma lista aqui para facilitar quem quiser explorar a culinária.

- Manjar das Garças
- Churrascaria Tucuruvi
- The Premium Steaks
- Sorveteria Cairu

4) Lista de passeios turísticos recomendados: (crédito: o nosso anfitrião Gabriel do Airbnb)