quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Viagem: Terra Ronca/GO - 3 dias

Olá!

Essa é a terceira parte da viagem que fizemos em Setembro/2021 para Chapada dos Veadeiros-GO e teve como foco o turismo de natureza em grutas no Parque Estadual Terra Ronca

Se você não leu o post sobre nossa estadia em Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros, clique aqui

Se você não leu o post sobre Cavalcante, clique aqui

São Domingos, que foi a nossa cidade base está a uma distância de 4h a partir da cidade de Alto Paraíso (onde estávamos hospedados).

O perfil de viagem é de aventura - trilha, natureza, gruta, rio, etc. A estrutura de hospedagem e restaurantes é bem simples e nem se compara com a estrutura de Alto Paraíso, então vá com isso em mente.

0) Como chegar:

Carro ou pacotes fechados.

Sendo sincera, só recomendo pacotes fechados para quem estiver viajando sozinho (que aí fica caro o custo de aluguel de veículo e gasolina) porque a flexibilidade e facilidade de locomoção tendo um carro faz toda a diferença.

As cidades próximas ao parque são bem simples e as distancias entre elas e as grutas é considerável.

1) Roteiro que fizemos:

Dia 01Gruta Angélica (manhã)Boiacross (tarde)

Gruta Angélica:
Qualquer passeio em gruta no Parque Estadual Terra Ronca exige a contratação de um guia. Nós contratamos o guia Nelsivan e recomendamos. Contato: +556299633887 (whatsapp)

Recomendo que comece os passeios por essa gruta que é muito maneira mas menor do que as outras - que aí permite que haja a sensação de deslumbramento a cada passeio :D ressalto que as grutas tem perfis bem diferentes e que não fica repetitivo.

Localização: https://goo.gl/maps/FKfuLP9AFyjJ1m6f7

Duração: mais ou menos 2 horas.

Entrada na caverna: R$ 5,00

Distância: da pousada Portal da Terra foi  1:20h de carro.

Entrada R$ 5 por pessoa

Valor do guia: 250,00 (diária do guia -  Vale negociar já que o passeio é mais curto)

Nível de esforço: fácil.

Vestimenta: tênis ou botina de trilha. Os equipamentos de segurança são fornecidos pelo guia.

Boiacross no rio São Vicente:
Nós não chegamos a fazer o passeio mas íamos fechar com a empresa Peregrino aventura. https://peregrinoaventura.com.br/boia-cross/

- Horário: 16h00min.

- Duração: 20 min.

- Preço: verificar com a empresa.

- Contato: 62 9 9955-6331 contato@peregrinoaventura.com.br

Dia 02Gruta Terra Ronca I e II (dia inteiro)

Esse foi um dos passeios que mais gostei de fazer na vida. Andar dentro do rio dentro da caverna, os pedaços que dependíamos exclusivamente da lanterna na cabeça, a beleza da trilha entre terra ronca I e II.

Não tem nem como tentar dizer qual é o melhor momento porque tudo foi maravilhoso. Faria de novo com certeza!

Localização: https://goo.gl/maps/nvaE1bQW1aktoyLS6

Duração: existe a possibilidade de fazer só Terra Ronca I - 3h (ida e volta) e que é mais tranquilinha. Para fazer Terra Ronca I e II é mais ou menos 7 horas (ida e volta). Nós acabamos fazendo em 5h e meia mas era só nós dois.

Distância: da pousada Portal da Terra foi  0:30 min de carro.

Valor do guia: 250,00 (diária do guia em Setembro/2021) - Recomendamos o guia Daniel  +556299865066 (whatsapp)

Nível de esforço: difícil (travessia dentro do rio, subidas com corda, duração da trilha).

#Levar lanche e água!

Dia 03Gruta São Bernardo (manhã)

#Nós acabamos optando por não fazer esse passeio por uma questão de: Daniel bateu o joelho durante o passeio de Terra Ronca I e II e acordou com bastante dor.  #

Duração: trilha de 3 horas

Nível de esforço: difícil (muito sobe e desce r parte do percurso dentro da água, forte correnteza e pedras no fundo)

2) Hospedagem:

Nós nos hospedamos na Pousada Portal da Terra, que é simples mas confortável e com café da manhã. Para reservar - Contato: +556181818256  (whatsapp)

Na época (Setembro/2021) a diária estava R$ 170,00 havendo necessidade de transferir uma entrada para fazer a reserva.

Admito que foi difícil encontrar hospedagens na área mas existem algumas outras se pesquisar no google (valores variam bastante também).

3) Alimentação:

###Importante ressaltar que a cidade é pequena e tem pouco movimento. Logo, é necessário deixar reservada a refeição antes de sair para os passeios. Além disso, nós levamos toddynhos, gatorade e frutas desde Alto paraíso pois não sabíamos qual seria a disponibilidade no local.##

Durante nossa estadia nós tomamos o café da manhã no hotel, almoçamos Restaurante da Carla - tem almoço, jantar, pizza. Contato: +556296643585 (Whatsapp)

Água: nós levamos zilhões de litros de Alto paraíso por garantia o/

Visitante durante o almoço no restaurante

Na hospedagem eles tem contato de outros fornecedores de almoço, pizza ou outros tipos de comida mas fica a recomendação de tentar "encomendar" assim que chegar na pousada.