A proposta desse post é falar sobre a nossa experiência com a trilha de 2 dias e 1 noite no Cânion do Colca, passeio que fizemos a partir da cidade de Arequipa no Peru.
O Cânion do Colca é um dos cânions mais profundos do mundo e, além da beleza natural surpreendente, é um local para observação de Condor - a maior ave voadora do mundo!
Se sua praia não é caminhadas ou se você não esta em excelente vigor físico (foco na parte do excelente!) NÃO FAÇA ESSA TRILHA - mesmo em 3 dias - porque a subida do último dia é animal! Lógico, você pode subir de mula (60 soles) mas ainda assim você anda bastante.
As empresas fornecem passeios alternativos como só ir até o observatório dos condors - passeio de 1 dia que eu NÃO recomendo - e tem tours pelas cidades que existem em volta no Cânion. Como a descrição desses passeios me soou muitoo com o tour que fizemos em Fez (marrocos, só nos levavam em lojas de artesanatos :p) nós nem consideramos essas opções.
O trekking pode ser feito em 2 dias ou 3 dias e as várias empresas de turismo tentam vender o MESMO passeio dando ênfase em supostos diferenciais que as vezes triplicam o preço - sem que nada mude realmente.
- transporte: até o início da trilha e de volta pra Arequipa;
- alimentação: 2 cafés da manhã (simples), 1 almoço e 1 janta;
- hospedagem: quarto duplo ou matrimonial com banheiro compartilhado SEM LUZ E SEM ÁGUA QUENTE. (salvo as versões caronas que algumas empresas vendem mas tem que checar bem direitinho isso)
Por fora você paga a taxa de turismo (90 soles estrangeiros, 40 soles para sul americanos e estudantes) e é opcional o almoço do segundo dia (buffet livre 30 soles por pessoa ou menu - sopa e prato principal- por 15 soles) e a entrada nas termas (15 soles por pessoa).
Nas nossas pesquisas prévias as melhores empresas (ou pelo menos as que o pessoal fala bem no tripadvisor) são: Carlitos tour e Pablo tour (que oferecem o trekking no sentido inverso) e só. O resto é tudo igual.
Essas empresas cobravam em dólar, com custo na faixa de 180 dólares para mais por pessoa (aprox. 500 soles por pessoa!!!!)
Quando chegamos em Arequipa, vimos no hostel a mesma proposta de passeio por 130 soles por pessoa mas queríamos ainda ver junto com a empresa que faríamos rafting (outro post falarei sobre isso) - Kanuwa.
A Kanuwa é famosa pela qualidade dos seus serviços de rafting. Além disso, no seu site, nota-se um profissionalismo maior que os demais e o preço divulgado era inferior ao dessas empresas mais cotadas.
Nós nos arriscamos ao fechar o trekking com eles - porque não havia recomendação ou relato de alguém que tivesse feito esse passeio com eles - mas o preço era 110 soles por pessoa (e eu pensei: se é pra passar perrengue, pelo menos a gente paga pouco ^^''). Fechamos com eles o trekking e o rafting.
Contudo, o que descobrimos depois do passeio é que o serviço das empresas é igual porque na realidade as empresas são meras atravessadoras. Quando você fecha o pacote eles não sabem ainda quem será seu guia nem qual empresa fará o transporte.
Assim, não adianta fechar com essa empresa ou outra empresa o serviço acreditando que se pagar mais terá um serviço melhor SALVO se você fechar com o guia que você quer fazer o passeio - que ai você garante a qualidade do guia.
IMPORTANTE! Pessoal, esse passeio inicia com a empresa buscando a gente entre 03:00 a 03:40 da manhã. Logo, eu recomendo que chegue cedo no seu primeiro dia em Arequipa e utilize esse dia para aclimatar e fechar esse passeio.
IMPORTANTE 2!!! Compre água (2l por dia) e lanches antes de ir pra trilha porque tudo lá tem um preço surreal - na hospedagem a água custa 15 soles, quando pagamos 3,80 soles na mesma água.
DIA 01
- nos buscaram as 03:30. A van acomodava umas 20 pessoas. A poltrona reclina quase nada. Para dormir bem leve tapa olho e tampão de ouvidos. É bem frio de madrugada - mas não faça a burrada de levar roupas frias demais. Lembre que vc vai fazer trilha carregando TUTO que levar na mochila.
na van |
O que é essencial para esse passeio é Água e uma boa botina de trekking (impermeável de preferência porque tem trechos que enfiamos o pé no rio para atravessar).
- primeira parada no ponto mais alto do passeio - 4.500 metros em relação ao nível do mar. (Não se esqueça de comprar folhas de coca e soroche pills no dia anterior! E já tome a soroche pills antes para prevenir)
parada da van no ponto mais alto durante a ida para o Vale do Colca |
- segunda parada - cruz del condor. Falam que você terá 45 min lá. Nós ficamos uns 10 minutos (no máximo) porque encontramos no caminho uma van acidentada e paramos para ajudar. Mas vimos muitos Condores (aeeeeee)
Importante: se você fizer o passeio de 1 dia, daqui você vai explorar umas cidadezinhas próximas e depois retorna a Arequipa. 1 dia gasto SÓ para isso.
- 3a parada: se preparar (protetor solar e roupas) e iniciar a trilha.
São mais de 17km de trilha nesse dia. A maior parte da trilha e descida (haja joelho).
Primeiro se faz 3h descendo a montanha até uma ponte. Logo depois tem uma subidazinha punk.
- 4 parada: almoço. Tudo muito simples.
##Aproveite para fazer xixi porque é o momento que vc vai ter até o fim do dia (leve papel higiênico pq não tem em nenhum banheiro!)
5o: Depois do almoço, se prepara (vulgo não coma demais) porque essa parte tem várias subidas e menos descidas. A descida e subida final é pra arregaçar xD Porque vc vê o oasis (onde fica a hospedagem) anda anda e não chega.
## eu estava com energia ainda nessa segunda parte mas eu machuquei os dedões naquelas primeiras 3h de descida. Se sua botina não fica 100% ajustada no pé, sugiro colocar uma meia aberta na ponta dos dedos porque evita as batidas e ajusta mais a botina no pé.
- 6a parada: depois de 3h de sobe e desce você chega no oasis e se joga na piscina. A água é fria mas é uma delícia pro corpo moído. Tinha um piscinão que foi merecido - embora eu não tenha aguentado 20 min ^^''
19h é servida a janta e as 20h você QUER estar pronto para dormir.
### o banheiro é uma porcaria. Leve chinelo PELAMOR!
DIA 02
Nós acordamos 4:30 para organizar as mochilas e tomar café - o NOSSO café, que nós levamos pq o café da manhã incluido é somente após a trilha (não faz sentido!)
Importante!!! Essa parte da trilha deve ser feita em no máximo 3h sendo que, wait for it, é uma subida de mais de 1000m de altitude.
Eu juro que queria e achava que dava conta de fazer - por estar descansada e tal - mas bastou a primeira subida (da hospedagem até o início da trilha) para eu sentir que, no ritmo que estávamos andando, eu não iria conseguir dentro dessas 3h ou ia conseguir aos trancos e barrancos.
Por isso aluguei uma mula (60 soles - acho que foi os 60 contos mais bem pagos da vida!!! ) e dividimos um outra mula para carregar nossa bagagem (12 soles - lembra o que falei sobre ter cuidado com o que levar...)
eu e minha mula \o/ |
Mas não pense que ir de mula foi molezinha não. A subida é íngreme. Tem que segurar firma com mãos, pernas e contração de abdomen para subir com segurança e conforto (se não ficar com a postura correta pode cair da mula ou, pior, desequilibrar a mula!).
o pontinho roxo na mula sou eu \o/ |
Praticamente o resto do grupo chegou junto - com 3h de trilha. Daniel fez em 2h e 40 com o joelho arregaçado (tem lesão e a descida do dia anterior cobrou o preço).
Um garoto do grupo meio que foi deixado para trás - o que achei mega escroto - mas fomos avisados que partiríamos para o café da manhã exatamente 3h após o início da trilha. O coitado só conseguiu alcançar a gente quando já estávamos pegando a van para ir embora - após o café da manhã.
- café da manhã nesse dia tinha ovos com queijo (além do habitual chá, pão e manteiga)
- após o café nós vamos para as termas. Valeu muito a pena me meter naquela água fumegante e depois me afundar no rio gelado que tem do lado - ameniza muito a dor no corpo! Algumas pessoas não animaram de entrar mas eu recomendo. 1 horinha gostosa para relaxar.
- depois das termas vamos para a cidade de Chivay para almoçar. Pedimos o menu (15 soles= sopa, lomo saltado com arroz e suco de chicha) e foi suficiente - para o Daniel, inclusive!
- após o almoço, no caminho de volta para Arequipa, são feitas 3 paradas: ponto mais alto para ver os outros vulcões da área; ver as alpacas e vicunhas no parque nacional; e para fazer xixi.
uma porrada de vicunha e alpacas ali atras mas eu não saí mesmooo da van para ver |
Comentários finais:
- o aspecto positivo de fecharmos com a Kanuwa é a limitação de pessoas por guia (no máximo 8 a 9 pessoas).
- nós demos sorte com o nosso transporte em van, normalmente os tours são feitos nuns onibus com 40 cabeças - ai vc acaba esperando mais de manhã.
- nós demos sorte de pegarmos um grupo de pessoas com experiência intermediária em.trekking - senão teríamos que nos esforçar muito para acompanhar um grupo que fosse puxado.
- nós não gostamos muito do nosso guia porque ele não foi profissional com alguns integrantes do nosso grupo (tendo se afastado demais na trilha umas 2x - largando pessoas mais inexperientes para trás / sendo rude ao responder perguntas). Comigo e com Daniel ele foi muito legal. Mandou a real pra mim de que, apesar de eu ter um bom ritmo, a altura e meu problema de respiração iriam cobrar um preço alto demais se eu insistisse em subir no segundo dia.
Contudo, eles quase largaram uma pessoa para trás na parada para o banheiro - eu dei um grito mandando parar o carro porque faltava uma pessoa. Isso me deixou muito puta! Falta de responsabilidade. Contar as pessoas antes de sair é o básico!
- acho viável já ir com a ideia na cabeça de pegar a mula no segundo. Considera parte do passeio e vai!
É isso pessoal. Não vou recomendar nem desrecomendar a Kanuwa. Quem quiser saber o nome do guia eu falo por e-mail - me recuso a publicizar um serviço que não deu certo.
breja merecida após a trilha com os migos chilenos que chegaram primeiro lá no topo |
Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário