Rafting - o melhor banho de água fria que eu já tomei |
O primeiro lugar que efetivamente visitamos quando chegamos ao Peru foi a cidade de Arequipa.
Nós fomos lá por causa da trilha do Vale do Colca e acabou sendo uma experiência muito legal conhecer as outras coisas que a cidade oferece. Se você quer ler sobre a nossa experiência na trilha de 2 dias no Vale do Colca clique aqui.
Se quiser só ver o roteiro em Arequipa com os valores que gastamos vá direto para o fim do post.
Como chegar em Arequipa:
1) De Lima:
Avião - Viva Air - trecho custa aproximadamente 150 soles. Possui alguns horários diários. Duração: 1h e meia.
Ônibus - várias empresas - não recomendo fazer direto de Lima para Arequipa de ônibus porque o tempo de deslocamento é superior a 10h e o preço da passagem é similar ao custo da passagem de avião pela Viva air.
Pode comprar passagem de ônibus com as ótimas empresas que exist (cruz del sur, oltursa, movil e outras - veja esse post no blog Apure Guria que falar sobre as empresas de ônibus que ela usou no Peru).
Duração: aproximadamente 8h.
Excursão: existem empresas que emendam o trekking ou tour pelo vale do Colca com o transfer para Arequipa. Acho que vale a pena pela economia de tempo mas não cheguei a ver o custo.
3) De cusco:
Avião - viva air - trecho custa aproximadamente 250 soles. Duração: aprox. 2 horas.
Ônibus - várias empresas (vide puno). Duração: mais de 10 horas.
4) De Ica:
Ônibus - várias empresas.
Pessoal, essa é a forma que acho melhor para quem tem mais tempo que nós no Peru (ou que não tenha Huaraz no roteiro) e quer gastar menos conhecendo mais.
Para ajudar, o roteiro:
Lima x Paracas (recomendo pegar o bus que sai as 03h da manhã e chega por volta das 07h da manhã em Paracas. Pega o primeiro tour para as Islas Balestra. Quando voltar conheça o parque nacional de Paracas. Depois pegue o transporte para Ica.
Paracas x Ica (Ica é cidade para fazer o passeio das Linhas de Nazca - carooo que dói - e para conhecer o Oásis de Huacachina, onde você pode fazer passeio de buggy e sandboard)
Ica x Arequipa (Pega esse busu a noite porque são longas 12 horas até Arequipa. Não fique de murrinhagem: paga a cama que reclina pelo menos 160 graus!)
Ta ai pessoal, esse intro expõem algumas das informações que eu obtive com a minha pesquisa. Meu roteiro inicial no Peru incluía Paracas e Ica mas eu não consegui abrir mão de Huaraz.
Quanto tempo ficar em Arequipa: depende. Se você quer fazer trilhas e rafting existem diversos passeios diferentes nesse sentido. Eu acho que 2 dias para cidade esta de bom tamanho + os 2 dias do Vale do Colca.
Hospedagem:
Flying dogs hostel - 2 camas em quarto compartilhado com banheiro interno. Banheiro estranho - pq era vestiário unissex. Não chegou a ter nenhum momento constrangedor nem tenso porque estava bem vazio quando fomos mas fiquei pensando em alta temporada que não devia funcionar bem esse esquema. No entanto, descobri depois que tem banheiro no corredor com chuveiro - muito melhor! Não achei nem limpo nem sujo. Mas vi o pessoal limpando o quarto de manhã.
O bar do hostel não estava funcionado ¬¬ então foi zero interação social com pessoas.
- Café da manhã fraco mas padrão no Peru isso. O único café da manhã que eu gostei foi do hostel de cusco.
- Preço: uns 18 soles a diária por cama por pessoa (ok, é bem barato para a gente querer esperar muito né).
Recomendo mas fazendo essas observações.
Atrações:
1) O Museu de Santuários Andinos foi uma visita bem interessante mas porque pegamos um bom guia que foi fornecendo informações sobre a cidade, sobre os Incas e sobre a Juanita. Nós ficamos o tempo do nosso tour (uns 45 min) e depois mais um tempo perguntando coisas para o guia.
Não tiramos foto porque não podia. De fato a Juanita esta muito bem preservada para a idade dela xD Descobrimos que muitas pesquisas estão sendo feitas nos picos porque muitos artefatos tem sido encontrados preservados pelo gelo. Recomendo.
2) O Monastério de Santa Catalina é um lugar bonito mas muito caro. PRECISA de guia. Nós murrinhamos de pagar - porque as entradas eram muito caras sozinhas - e acabamos nos arrependendo. Não que não tenha sido legal o passeio mas porque ficou meio sem propósito a gente andando lá por aquele lugar imenso e sem saber nada. Recomendo com guia.
um cômodo que mantiveram sem reforma - era uma cozinha |
to cansadaaa de bater fotoooo |
sim, o lugar é um labirinto |
formação folador fail xD |
3) O mundo Alpaca é uma atividade de ver alpacas, alimentar alpacas, aprender como se trabalha o pelo da alpaca para fazer roupas e depois ver roupas muito caras xD Sério, tudo lá era muito muito caro. Coisas de alta qualidade e bonitas mas não é para todos os bolsos. No entanto, ver não tira pedaço e no final esse passeio foi totalmente gratuito e a gente se divertiu a beça.
quase ganhei um beijo xD |
cara de quem acabou de saber que a manta custa 500 soles ^^'' |
4) O Rafting no Rio Chili - nós fizemos esse passeio com a empresa Kanuwa e SUPER recomendamos.
Fotos feitas pela fotógrafa |
Pessoal muito responsável e gente boa. O tempo todo me senti bem segura e foi muito emocionante! O passeio requer meio dia entre o tempo de ser pego no hostel e voltar. A gente chegou no hostel de volta umas 11h da manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário