Hoje vou falar no lugar que eu mais gostei de conhecer até o presente momento. Ilha de Providência s2
Como o roteiro é mais curto vou inserindo informações relevantes durante o relato.
Curiosidade: os cidadão de Providencia tem como 1º idioma o english criolle (dá pra entender uma palavras porque é inglês mas tem ritmos e fonemas tão peculiares que não há como identificar). As vezes eles entendem melhor a gente falando inglês do que espanhol. Chegou a acontecer de conhecermos pessoas que simplesmente não falavam espanhol!
Mas como chegar?
Pode-se chegar a ilha de Providência de avião
1) Como chegar?
poucas vagas. Tem que comprar com antecedência |
Nós fomos de avião com a Satena e custou aprox. R$550,00 por pessoa ida e volta (sim uma facada).
Duração: 25 min (no máximo)
Há a possibilidade de ir de barca, que é uma opção mais barata, mas são muitas horas e pessoal fala que dá muito enjoo na ida.
Quando chega-se na ilha é necessário pegar um taxi até a hospedagem. Tudo é meio longe em Providência. O aluguel de mula é mais carinho e o taxi - por ser a opção - muitas vezes sai caro.
Existe a possibilidade de mototaxi, que é mais acessível, mas também achei meio perigoso (sei lá... ninguém usa capacete e muitas vezes tem 3 pessoas na moto o.O)
2) Hospedagem:
Nós ficamos hospedados na Pousada Sunshine Paradise e super recomendamos.
ponte que liga a Ilha de Santa Catalina a Ilha de Providência |
Ela fica na Ilha de Santa Catalina e tem um preço bom ( 180.000 COPs a diária). As instalações são super novas e a host é super simpática.
Poderia ter café da manhã incluído mas isso não chegou a ser um problema porque serviam um café da manhã na casa do lado.
( 10.000 COPs por pessoa)
3) Roteiro:
Dia 01 - Cayo Cangrejo
Duração: acredita, você vai querer ficar ali o dia inteiro.
Aquela ilhazinha lá no fundo é o Cayo Cangrejo |
Você precisa de um barco ou caiaque para ir até a ilha.
Adicionar legenda |
Também precisa levar mascara de mergulho. Acho prudente levar sapatilha de neoprene - apesar de que não pode pisar nos corais PELAMOR!
Custo entrada: 18.000 COPs por pessoa
Custo alimentação lá: 36.000 COPs (não sei quantas cervejas e 1 água de coco)
Almoçamos no Deep Blue - que é de onde também saem alguns
Custo: 60.000 COPs ( pasta marinara + limonada coco + club colombia)
Nós adoramos o almoço e o lugar. O Deep Blue é o restaurante mais badalado de San Andres e eu li em vários blogs falando que ele era caro. Eu achei o preço bem justo pela qualidade da comida, ambiente e localização.
Para quem esta hospedado em Santa Catalina ou no centro da ilha (que é onde chegam os catamarãs)
Melhor limonada de coco |
Dia 02 - Mergulho e Volta na Ilha
Os migos chilenos que fizemos no mergulho. |
Nós fechamos um "batismo" que é o mergulho com cilindro no mar para quem não é habilitado. Nesse passeio que fizemos nós iriamos em um local que é conhecido por ter alguns tubarões tranquilos.
Custo: 200.000 COPs por pessoa
Duração: manhã ou tarde inteira
Eles buscaram a gente na hospedagem de barco.
Foi uma experiência maravilhosa mergulhar mas houve um problema com o grupo e por isso eu resolvi não recomendar a empresa que fizemos. A empresa recomendada por conhecidos é a Hotel y Centro de Buceo Sirius.
### Atenção: em razão da alta variação de pressão que ocorre tanto durante o mergulho quanto durante o vôo para Providência, recomenda-se o intervalo mínimo de 24h entre a realização de um vôo e a prática de mergulho.
Logo, atente-se para a necessidade de ficar no mínimo 3 dias em Providência se quiser fazer o mergulho de cilindro.
A tarde:
Alugamos uma mula ou carrinho de golfe para dar a volta na ilha.
Nossa primeira parada foi no Deep Blue para os nossos amigos verem aquela vista maravilhosa do Cayo Cangrejo.
Nós descemos até Rocky Point e paramos para ver o mar ali mas também preferimos não parar para banho. Seguimos o caminho tendo sempre a vista pro mar. Seguimos até South West Bay, quando resolvemos que não ia dar pra não entrar na água porque o lugar era gostoso demais! Areia macia e a agua estava morna. A praia estava vazia: era só nossa!
Estripulias do lindo |
A praia não era tão gostosa quanto a anterior mas a vista do por do sol é inesquecível (acho que só o por do sol da Praia do Jacaré em João Pessoa na Paraíba rivalizou até hoje)
O sol se foi mas nosso passeio não acabou.
Paramos no restaurantezinho Café studio (já do outro lado da ilha) para Jantar e não nos arrependemos - somente recomendo que leve repelente ^^ mas o lugar é uma graça.
Além desse prato que combina várias iguarias locais, eu tomei um capuccino e daniel tomou um suco de fruta local. Custou 65.000 COPs.
Após esta pausa terminamos de circular a ilha (que surpreendeu pelos hoteis/pousadas mais luxuosas nesse local) e acabamos ficando os 4 na pousada bebendo Pisco e conversando.
Dia 03 - Caiaque, snorkling e passeio em Santa Catalina
De manhã cedo nós alugamos um caiaque e tinhamos um plano: dar a volta na ilha de providência. Contudo, logo no início a gente viu que o plano teria que mudar porque o tempo que demoramos para contornar um lado da ilha de santa catalina demorou consideravelmente e todos nós voltariamos para San Andres a tarde (no caso da Alejandra e do Javier era bem no início da tarde).
Logo o plano se tornou dar a volta apenas em Santa Catalina e ir parando em algumas praias. Acabou que gostamos tanto de uma - que tinha uma vida marinha maior - que ficamos lá fazendo snorkling um tempão (deu até um medinho quando vi váriaaas arraias pertinho de mim e aí vi uma barracuda e saí correndo xD)
Depois do passeio nós retornamos para Santa Catalina para irmos, finalmente, explorar a ilha que estávamos hospedados xD
Basta seguir a calçada para a esquerda assim que se sai da ponte que une Providencia e Santa Catalina que você chega a uma pequena trilha de subida (não é dificil não). Lá emcima ficam as ruínas do Fort Warwick.
Continuando o caminho, você chega até uma praiazinha muito gostosa e excelente para fazer snorkling. A trilha continua mas, como nosso horário estava apertado, nós preferimos ficar por aqui vendo peixinho xD
Voltamos para pousada para tomar banho e fazer check out e nos despedir desse paraíso.
E assim acaba o relato da nossa viagem pela Colômbia.
Daqui para a frente os posts de viagem vão ser divididos em: "viagens pelo mundo" e "viagens pelo Brasil" para eu começar a dar as dicas de como conhecermos a nossa terrinha sem ter que vender um rim para isso.
Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário