quarta-feira, 20 de julho de 2016

Eurotrip: Paris - parte 2

Olá!




Se você ainda não leu a parte 1, clique aqui. 

Se você quer ler sobre Versailles, clique aqui. 


E esse é o post que encerra minha Eurotrip. Foi maravilhoso escrever esses posts, lembrar de tudo que eu vivi e ajudar outros mochileiros por aí. 

Espero que ajude. 

Seguindo o modelo de Versailles, vou colocar o meu planejamento, fotos e farei comentários pertinentes ao longo do post. 



Dia 4 - Notre dame, Cripta arqueológica, Pantheon,  Palácio da Conciergerie, Saint-Chapelle



Café da manhã/ Pegar metrôpegar metrô na estação Belleville linha 11 (marrom) e descer na estação Chatelet. Andar uns 11 minutos até Arqueological crypt. (30 min)
Arqueológico CryptFuncionamento: Aberto diariamente das 10h às 18h, exceto às segundas-feiras. Preço: incluído no museum pass.
Duração: 1h e 30 min
Ir para o Jardim de Luxemburgo
Almoço/ Jardim de Luxemburgo
Se der, passar pelo Pantheon
14:15 Palácio da ConciergerieTour em inglês só nesse horário.
Preço: incluído no museum pass.
Duração: 1h e 30 min.
Saint-ChapelleFuncionamento: diariamente das 9h às 17h. Tour as 16h.
Preço: incluído no museum pass.
Duração: 45 min.



Para começar, eu não consegui seguir essa ordem porque existiam filas enormes em todos esses passeios. Acabei deixando o Jardim de Luxemburgo por ultimo e comecei o dia pelo Palácio da Conciergerie. O palácio não é nada demais (pra mim). Só ficou interessante quando começou a visitação as celas e tudo mais.






Depois fui para a Cripta arqueológica, que é em frente a Notre Dame. Achei interessante o passeio nos 30 primeiros minutos.

Os 15 seguintes eu já estava BEM entediada e o local estava cheio e claustrofóbico.



































































Após a visitação da cripta, entrei na monstruosa fila para visitar a Saint Chapelle.

Não sei se foi por causa das filas mas fiquei bem menos tempo em cada atração do que eu havia planejado e meu dia começou mais tarde também porque eu me sentia muito cansada. Fiquei no máximo 20 minutos na Saint Chapelle - que é linda mas não valeu MESMO 2h na fila.




















































Depois que sai da Saint Chapelle fui a pé até o Pantheon. Admito que pode parecer dispensável mas eu achei tudo muito bonito e achei interessante ver as tumbas de pessoas tão importantes (historicamente falando).






























Almocei pelos arredores, e depois fui andando até o Jardim de Luxemburgo.

É uma caminhada boa mas vale MUITO a pena.







Dia 5 - Museu Cluny (Museu Nacional de Arte Medieval) e Museu do Louvre


Esse dia é bem pontual: parte da manhã no museu Cluny e o resto do dia no Museu do Louvre (com a consciência que não vou conseguir ver tudo logico).


Metrô Andar até a estação Gare du Nord e Pegar RER B. Descer na estação Saint-Michel - Notre-Dame. Andar até o museu (30 min aprox.)
9:15 - Museu Cluny – Museu Nacional da Idade MédiaFuncionamento: 9.15am to 5.45pm. Não abre na terça.
Preço:incluído o museum pass.
Ir a pé (próximo)
Panthéon Funcionamento: Abre diariamente, das 10h às 18h.
Preço: incluído no museum pass.
Ir para o Louvre 
Ir para estação Place Monge e pegar linha 7 (rosa claro). Descer na estação Palais Royal - Musée du Louvre
Rue de Rivoli / Almoço Comprar lembrancinhas de Parisss. Éaconselhável não comprar nada na primeira loja que entrar, pois os preços variam bastante de uma para outra, assim como o humor dos vendedores
Este jardim histórico oferece somente um pequeno espaço de brinquedos e um carrossel.
A certa altura da rue de Rivoli, no largo em frente ao Hotel Regina, você encontrará a estátua eqüestre dourada de Joana d’Arc.
Louvre (4h e 30 min)Horário de funcionamento: Abre diariamente, com horários variados. Segundas, quintas e fins de semana, das 9h às 17h30; quartas e sextas, das 9h às 21h15. Formas de pagamento: incluído no museum pass.


Acabou que eu consegui ir no Pantheon no dia anterior (graças a deus) porque senão o dia teria ficado muito apertado.

Sobre o Museu Cluny: achei um puta disperdicio de tempo (para mim) porque como eu fiz um mochilao mega cult eu ja havia visto muita coisa boa medieval e ja tinha ido no museu das armas em Paris poucos dias antes. Logo, não acrescentou nada no meu conhecimento sobre o periodo histórico e não é um passeio que acho que tem que colocar no roteiro.







O Museu do Louvre, apesar de todo mundo falar que era enorme e tudo mais, acho que eu criei baixas expectativas xD Ai quando cheguei fiquei um bom tempo chocada de estar (finalmente) ali.

O audioguide deles é sensacional - é um nintendo 3DS com GPS que foi essencial para eu realizar uma boa visitação e planejar cada setor ou ida ao banheiro (otimização do tempo minha gente).

As prioridades foram ver a Vitoria de Samotracia e Mona Lisa (foi um saaaco tentar chegar perto e bem decepcionante). Depois Egito e Assírios.

O que me surpreendeu foi a parte reservada para visitação das ruinas abaixo do louve. Eu adorei!










Mas eu tinha um voo pra pegar naquela noite, de volta para o Brasil. Era o fim do meu mochilão e eu havia realizado meus sonhos.

Para ir para o aeroporto Charles de Gaulle custa 10 euros e eu peguei a linha RER B na estação Gare du Nord.

Até o próximo mochilão!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Eurotrip: Paris - parte 1

Olá!




E assim narrarei o início e fim do meu mochilão de 30 dias pela Europa: Paris. 

Eu cheguei do Rio em Paris e meu voo de volta era em Paris. Na minha chegada passei 1 dia passeando, quando parti para Munique. No meu retorno fiquei mais 5 dias na cidade, totalizando 6 dias de passeio na cidade luz. 

Como foram muitos dias eu dividi o roteiro da cidade em 3 posts. O primeiro foi sobre Versailles, que você pode ler clicando aqui. Nesse post falarei sobre os 3 primeiros dias em Paris e na parte 2 falarei dos dois últimos dias do mochilão.  

Se você quer ler sobre o que eu fiz em Munique, Praga (parte 1 e parte 2), Dresden, Berlin (parte 1 e parte 2), Londres (parte 1 e parte 2) e Dublin, basta clicar no nome de cada cidade ou na parte 1 ou 2 dela. 

Dia 1 - Catedral de Notre Dame e Catacumbas de Paris




Charles de Gaulle – Catedral de Notre DameIMP! Verificar se tem um bilhete que valha ida-e-volta. Como chegar: linha B do RER, localizadas entre os terminais 2D/2F e 2C/2E sentido Robinson ou St-Rémy lès Chevreuse. Descer na estação Saint Michel/Notre Dame – valor: 10 euros (só ida)
Aproximadamente 30 min entre o aeroporto e a estação Saint Michel/Notre Dame
Catedral de Notre Dame + torres da catedral Preço: 5,50 euros – menor de 25 anos. Funcionamento (out-mar: 10:30-17:30)

Catacombs de ParisFuncionamento: Aberto de terça até domingo de 10h até 20h. Última entrada às 19:00.
Duração: 45 min. Preço: 10 euros 

 Lembrando: esse primeiro dia é desconectado dos demais porque foi o tempo de conexão do meu vôo de Paris para Munique.

Então eu tive algumas horas para explorar a cidade e depois voltei pro aeroporto.

Nesse dia eu paguei as entradas individualmente mas as duas atrações estão incluídas no Paris Museum Pass (o de 4 dias custa 35 euros, vale MUITO a pena).

Sobre a Cathedral de Notre Dame: sim, é tudo aquilo que você acha que é. É lindo, é grande e é cheia de detalhes. Contudo, subir as torres não é facil. Não recomendo MESMO para quem não tem condicionamento físico, quem tem problema no joelho ou claustrofobia.

São muitos degraus e a subita parece eterna. Na ultima escada as paredes foram afunilando e eu tive uma crise de claustrofobia (acontece) mas bastou voltar para o terraço (alto a beça) que eu me senti melhor xD





Como eu queria conhecer a cidade, eu fui a pé da Notre Dame até as Catacombs. É uma caminhada bem longa mas estava friozinho e eu estava me divertindo esticando as pernas após 13h de vôo. 

Lembrete: as catacombs são no fundo da terra então lá tambem tem degraus e escadas eternos, praticamente não tem ventilação e... ah sim tem um bando de esqueletos e você esta cercado de gente morta. 
Logo, se você não gosta de nada dessas coisas NÃO VÁ. 




Dia 2 - Paris Museum Pass, Opera Garnier, Cafe Du Molin, Molin Rouge e região da Notre Dame a noite


Esse dia marca meu retorno a Paris. Eu cheguei por volta do meio dia, então tive pouco tempo para fazer coisas (lembre-se que no inverno o dia termina cedo).




Fazer Check in no HostelGenerator Paris - 9-11 Place du Colonel Fabien - Standard 8 Bed Mixed Dorm Ensuite - 4 diárias
Ir tirar o Paris Museum PassPegar o metrô (ticket 1) na Estação Gare de L'Est, linha rosa (linha 4), direção Villejuif-Louis Aragon, saltar na Estação Pyramides. Procurar pela Paris Tourisme, é perto. Tem fila, então contar com 1h total.
Ir a pé para Opera GarnierTrajeto do Paris Tourisme até a Ópera: 10 min
É possível conhecer seu interior não só durante os concertos e recitais, mas também em visitas guiadas que dão acesso também ao museu da ópera. No inverno há muitos espetáculos. Horário de funcionamento: 10h/17h00.
Preço: € 10
Duração: 30 min (trajeto e lá dentro)
Ir a pé para Église La MadeleineTrajeto da Ópera até a Église Madeleine: 10 min
Abre diariamente: 9h30/19h e 7am - 1.30pm and 3.30pm - 7pm on Sundays. Preço: gratuito.
Duração: 30 min (trajeto e lá dentro)
Ir para Mont MartrePegar o metrô  na Estação Madeleine, linha verde (linha 12), direção Front Populaire, saltar na Estação Abbesses.
Café des Deux Molintomar Crème Brûlé, quebrar a casquinha com a colher. 
Moulin Rouge/Rue de Steinkerque



Eu não consegui ir na Eglise de La Madeleine nesse dia. Eu bavia planejado ficar 30 minutos nas opera ¬¬ Fiquei 1h e meia lá e só fui embora porque estava escurecendo.e não dava pra andar até a La Madeleine e depois ir pro Deux Moline (a verdade é que eu estava com fome ^^)

Aí segui direto para o Deux Molin. Na boa, não vale a pena. Passei por VÁRIOS restaurantes e cafes que pareciam muito melhores e com preços melhores e PRA MIM não valeu fazer uma refeição cara só porque é o café da Amelie Poulain.












Dia 3 - Basilique Sacre Couer, Musée de l’Armée, Torre Eiffel, Arco do Triunfo e Champs Élysées







Basilique Sacre CouerAberto: aberto todos os dias das 9h as 17h.
Preço: €8 (Dome and crypt)
Duração: 30 min
Ir para a Place de La ConcordePegar metrô  para estação Abesses e pegar linha 12 (verde), direção Mairie d'Issy, saltar na estação Concorde.
Duração: 20 min
Place de La Concorde Só ver
Ir andando até o Hotel dos Invalidosuns 20 min
Hôtel des Invalides ou Musée de l’ArméeFuncionamento: de 10h à 17h
Preço: incluído no museum pass.
Duração: 3h.
Almoçar
Atravessar o Campo de MarteAprox. 30 min.
Torre EiffelEntrance ticket for lift (to the 2nd floor): €9.
Funcionamento: 29ago/31dez: 9h30 à 23h45
Última subida 23h00
(para o último piso 22h00)
Jardim do Trocadero/ Av. Klébera pé
Arco do TriunfoComprar ingresso na passagem subterrânea! Saindo da Rua Kleber para direita. Funcionamento: Aberto diariamente 1 October to 31 March : 10 am to 10:30 pm
Last admission 45 mins before closing Preço: Adultos:incluído no museum pass.
Voltar para o Albergue pela Champs Élysées / Parar para jantar


Esse foi o dia mais cansativo em Paris. Começa cedo, tem caminhadas ETERNAS e eu ainda inseri uma atração nesse dia porque estava no meio do caminho e eu não tinha conseguido ir no dia anterior: Église La Madeleine.

E, para piorar, eu havia deixado 30 MINUTOS apenas para a Sacre Coeur. HAAHAHAHAHAHHAHA Nunca você vai ficar só 30 minutos lá porque o lugar é sensacional de lindo. Você olha a igreja, olha a paisagem, pensa na morte da bezerra, bate fotos eternas, e admira mais um pouquinho. Fiquei quase 1h e 30 minutos lá.
E tem escadas. xD Muitos degrausss...








Depois de sair da Sacre Coeur, eu segui a pé e passei novamente pelo Moulin Rouge e descobri que a rua dele é CHEIA de sexy shop xD Muitoo interessante.

No caminho me dei conta que estava do lado da Église La Madeleine, aí... já tava ali mesmo.. entrei e não me arrependo. Uma das igrejas mais diferentes que fui e nem tive que pagar ( nunca paguei tanto dinheiro como nessa viagem pra ENTRAR em igrejas xD).




Após uns 20 minutos na Madeleine, segui meu passeio turistico por Paris e bati fotos e andei andei andeeei atéee encontrar o Musée de l'armee.






Musée de l'armee: Eu fiquei lá umas 2h + 30 minutos na tumba do Napoleão. Achei muito instrutivo e tinham videos. A droga é que eu ja havia visto muito daquilo em todos os lugares que eu ja tinha ido então quando chegou em uma parte da exposição que era sobre nazismo eu dei um enorme suspiro e pulei para a próxima parte da exposição.
Então, se você só esta indo a Paris e não esta saturado (ainda) de guerras mundiais e tudo mais, pode manter 3h no cronograma pra esse passeio e talvez falte tempo.




















Ai chega o momento mais aguardado - VOU VER A TORRE. Ai fico 20 minutos abobalhada olhando, batendo fotos e... descubro o tamanho ETERNO da fila. E aí fico mais 2h olhando a torre e os arredores. Que bom que nesse dia eu tinha levado lanche pq meu cronograma não teria fechado nunca se eu tivesse parado pra almoçar.










As 2h de frio (venta muito ali) valeram a pena. Eu subi até o topo, peguei o por do sol e a cidade a noite. E ainda peguei o show de luzes que tem na torre em cada hora fechada. Foi lindo.

Mas... o dia ainda não acabou. Eu continuei a caminhada em direção ao Arco do Triunfo. Peguei fila (20 min), subi maaais degraus mas, novamente, valeu muito a pena!
Infelizmente minha bateria morreu na Torre Eiffel e eu não tenho fotos desse momento mas asseguro que a vista é linda demais.

Por fim, me joguei na Champs Elysées para um merecido jantar.

ATENÇÃO: esse roteiro é muito apertado MESMO e se eu soubesse antes teria dividido melhor as atranções. Contudo eu adoro andar e o passeio dessa forma ficou completo. Logo, pense na sua personalidade antes de sair realizando o roteiro que outras pessoas montaram porque pode acabar sendo um desastre para você.



Até a parte 2!