segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Livro: Vocação para o mal (Career of evil)

Olá!

If you want to read this post in English, please click here.

Primeiro livro que terminei de ler no ano novo e tenho que admitir que estamos começando bem 2016.

O livro "Career of evil", que será publicado no Brasil em Abril com o nome "Vocação para o mal", é o terceiro livro da série Cormoran Strike, que é assinado por Robert Galbraith, pseudônimo de J.K.Rowling, autora famosa pela série de livros Harry Potter e o livro Morte Súbita.

Os primeiros livros da série são: " O chamado cuco" (The Cuckoo's Calling) e "O bicho da seda" (Silkworm) - este último eu fiz a crítica aqui, se você quiser ler clique aqui.  

Para aqueles que desconhecem a série, as histórias se passam em Londres e tem por foco a atuação do detetive particular em casos que a policia local não consegue resolver.

Em verdade, o Cormoran é um "anti herói" mutilado na guerra e cujo negócio esta a beira da falência. Tudo muda quando "a mocinha" Robin Elacott é enviada por engano para trabalhar no escritório do Cormoran e ela começa a auxilia-lo nos casos.

Os mistérios são SEMPRE violentos,com uso de linguagem "pesada" e com discussões de background sobre temas polêmicos. Gosto muito dessa combinação pois passa a sensação de realidade - a história é fictícia mas poderia tranquilamente ser real!

Eu comprei esse livro em Dublin e por isso a leitura foi em inglês (tenho que dizer que ler em inglês esse livro proporcionou um envolvimento melhor na história porque me senti mais contextualizada, já que a história se passa em Londres e tal).

A história: a narrativa inicia com uma entrega inesperada no escritório do detetive particular Cormoran Strike. Um pacote, contendo uma perna decepada, foi encaminhado para a Robin. Não há remetente e o entregador estava usando capacete.
      Se não bastasse o susto, diversos questionamentos borbulham "quem" e "por que" mandariam uma perna para ela.
      A policia esta investigando, os jornais estão em cima do escritório, os clientes começam a sumir desconfiados da situação divulgada e a relação profissional entre Cormoran e Robin esta sendo testada. A vida pessoal dos personagens esta um caus.
      Para saber como a história acaba só lendo o livro ^^ hehe

O que há de melhor: A narrativa desse livro mudou um pouco em relação aos livros anteriores - e acho que foi para melhor. Na verdade acho que esse foi o melhor livro da série e, considerando que eu gostei muito de todos os livros, esse tipo de afirmação significa muito.
        A razão de considerá-lo melhor esta relacionado com o maior foco que é dado para as questões pessoais tanto do Cormoran quanto da Robin. Fala-se muito sobre o que eles viveram no passado - até porque o caso que eles investigam no livro envolve ambos - e também sobre os problemas que ambos estão vivendo na atualidade.
        Lógico que resolver o caso é extremamente importante mas foi dada a mesma importância na abordagem sobre os sentimentos e pensamentos dos personagens nas diversas circunstancias adversas que se passam ao longo da história. Isso me envolveu muito mais na história pq não era só a justiça de punir o criminoso mas também havia a vontade de que os personagens resolvessem seus problemas e fossem felizes - pq a essa altura você já se sente amigo dos personagens xD

Sobre o  caso  do livro: foi muito interessante o desenvolvimento da investigação e eu admito que fiquei diversas vezes em dúvida sobre qual seria o desfecho e como sair dos becos que a investigação acaba estagnando. A frustração dos personagens virou minha frustração hahahhaha

O trabalho do Autor (Autora) nesse livro foi sensacional! Todas as informações que eram fornecidas ao longo de quase todo o livro tornavam IMPOSSÍVEL identificar o assassino - deve ter dado um trabalho pensar em como dar informações tão... desnorteadoras.

O que não gostei: a solução do mistério ficou MUITO a la "mistérios scooby doo" - em que a Velma brotava do nada com a resolução do caso e cabou. Admito que me deixou meio frustrada.
        Como não quero mandar spoiler não vou desenvolver essa questão do desfecho do livro mas não posso deixar de fazer a crítica de que poderia ter sido melhor trabalhado o raciocínio que o Cormoran fez para chegar na solução pq, da forma que ficou, por mais que eu tenha gostado MUITO da descoberta e tudo mais ficou meio solto. Não dá para ver o que fez dar o "estalo".

Bom, é isso.

Se você não leu os livros anteriores da série mas ficou com vontade de ler esse, é possível sem prejuízo na compreensão do caso, porque os casos de cada livro são independentes, mas isso pode prejudicar a compreensão sobre alguns aspectos da vida particular do protagonista - Cormoran Strike - e a relação dele com sua parceira Robin Elacott, e que se tornam vitais para completa compreensão da história.

RECOMENDADO para aqueles que adoram um mistério policial!

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário