sexta-feira, 13 de abril de 2018

Viagem:Ilhas de Providência e Santa Catalina

Olá!


 Hoje vou falar no lugar que eu mais gostei de conhecer até o presente momento. Ilha de Providência s2

Como o roteiro é mais curto vou inserindo informações relevantes durante o relato.

Curiosidade: os cidadão de Providencia tem como 1º idioma o english criolle (dá pra entender uma palavras porque é inglês mas tem ritmos e fonemas tão peculiares que não há como identificar). As vezes eles entendem melhor a gente falando inglês do que espanhol. Chegou a acontecer de conhecermos pessoas que simplesmente não falavam espanhol!

Mas como chegar?
Pode-se chegar a ilha de Providência de avião



1) Como chegar?

poucas vagas. Tem que comprar com antecedência


 Nós fomos de avião com a Satena e custou aprox. R$550,00 por pessoa ida e volta (sim uma facada).
Duração: 25 min (no máximo)

Há a possibilidade de ir de barca, que é uma opção mais barata, mas são muitas horas e pessoal fala que dá muito enjoo na ida.






Quando chega-se na ilha é necessário pegar um taxi até a hospedagem. Tudo é meio longe em Providência. O aluguel de mula é mais carinho e o taxi  - por ser a opção - muitas vezes sai caro.

Existe a possibilidade de mototaxi, que é mais acessível, mas também achei meio perigoso (sei lá... ninguém usa capacete e muitas vezes tem 3 pessoas na moto o.O)





2) Hospedagem:



Nós ficamos hospedados na Pousada Sunshine Paradise e super recomendamos.

ponte que liga a Ilha de Santa Catalina a Ilha de Providência

Ela fica na Ilha de Santa Catalina e tem um preço bom ( 180.000 COPs a diária). As instalações são super novas e a host é super simpática.

Poderia ter café da manhã incluído mas isso não chegou a ser um problema porque serviam um café da manhã na casa do lado.
( 10.000 COPs por pessoa)










3) Roteiro:


Dia 01 - Cayo Cangrejo 
Duração: acredita, você vai querer ficar ali o dia inteiro.






Aquela ilhazinha lá no fundo é o Cayo Cangrejo




Você precisa de um barco ou caiaque para ir até a ilha. 

Adicionar legenda
Custo taxy boat: 10.000 COPs por pessoa (pode ser mais caro, demos sorte) 

Também precisa levar mascara de mergulho. Acho prudente levar sapatilha de neoprene - apesar de que não pode pisar nos corais PELAMOR!




Custo entrada: 18.000 COPs por pessoa


Custo alimentação lá: 36.000 COPs (não sei quantas cervejas e 1 água de coco) 



Almoçamos no Deep Blue - que é de onde também saem alguns 



Custo: 60.000 COPs ( pasta marinara + limonada coco + club colombia)
Nós adoramos o almoço e o lugar. O Deep Blue é o restaurante mais badalado de San Andres e eu li em vários blogs falando que ele era caro. Eu achei o preço bem justo pela qualidade da comida, ambiente e localização.

Para quem esta hospedado em Santa Catalina ou no centro da ilha (que é onde chegam os catamarãs)



Melhor limonada de coco





Dia 02 - Mergulho e Volta na Ilha



Os migos chilenos que fizemos no mergulho.
De manhã: 

Nós fechamos um "batismo" que é o mergulho com cilindro no mar para quem não é habilitado. Nesse passeio que fizemos nós iriamos em um local que é conhecido por ter alguns tubarões tranquilos.

Custo: 200.000 COPs por pessoa
Duração: manhã ou tarde inteira


Eles buscaram a gente na hospedagem de barco.





Foi uma experiência maravilhosa mergulhar mas houve um problema com o grupo e por isso eu resolvi não recomendar a empresa que fizemos. A empresa recomendada por conhecidos é a Hotel y Centro de Buceo Sirius.



### Atenção: em razão da alta variação de pressão que ocorre tanto durante o mergulho quanto durante o vôo para Providência, recomenda-se o intervalo mínimo de 24h entre a realização de um vôo e a prática de mergulho.


Logo, atente-se para a necessidade de ficar no mínimo 3 dias em Providência se quiser fazer o mergulho de cilindro.

A tarde: 
Alugamos uma mula ou carrinho de golfe para dar a volta na ilha.


Nossa primeira parada foi no Deep Blue para os nossos amigos verem aquela vista maravilhosa do Cayo Cangrejo.

Nós descemos até Rocky Point e paramos para ver o mar ali mas também preferimos não parar para banho. Seguimos o caminho tendo sempre a vista pro mar. Seguimos até South West Bay, quando resolvemos que não ia dar pra não entrar na água porque o lugar era gostoso demais! Areia macia e a agua estava morna. A praia estava vazia: era só nossa!


Estripulias do lindo
 Depois de um tempo o sol começou a descer e nós corremos para nossa última praia desse dia: Manchineel bay - o por do sol mais lindo! O lugar tem um bar badalado - Roland`s bar - mas que tava fechado quando chegamos.

A praia não era tão gostosa quanto a anterior mas a vista do por do sol é inesquecível (acho que só o por do sol da Praia do Jacaré em João Pessoa na Paraíba rivalizou até hoje)





O sol se foi mas nosso passeio não acabou.

Paramos no restaurantezinho Café studio (já do outro lado da ilha) para Jantar e não nos arrependemos - somente recomendo que leve repelente ^^ mas o lugar é uma graça.



Além desse prato que combina várias iguarias locais, eu tomei um capuccino e daniel tomou um suco de fruta local. Custou 65.000 COPs.

Após esta pausa terminamos de circular a ilha (que surpreendeu pelos hoteis/pousadas mais luxuosas nesse local) e acabamos ficando os 4 na pousada bebendo Pisco e conversando.

Dia 03 - Caiaque, snorkling e passeio em Santa Catalina





De manhã cedo nós alugamos um caiaque e tinhamos um plano: dar a volta na ilha de providência. Contudo, logo no início a gente viu que o plano teria que mudar porque o tempo que demoramos para contornar um lado da ilha de santa catalina demorou consideravelmente e todos nós voltariamos para San Andres a tarde (no caso da Alejandra e do Javier era bem no início da tarde).

Logo o plano se tornou dar a volta apenas em Santa Catalina e ir parando em algumas praias. Acabou que gostamos tanto de uma - que tinha uma vida marinha maior - que ficamos lá fazendo snorkling um tempão (deu até um medinho quando vi váriaaas arraias pertinho de mim e aí vi uma barracuda e saí correndo xD)




Depois do passeio nós retornamos para Santa Catalina para irmos, finalmente, explorar a ilha que estávamos hospedados xD 

Basta seguir a calçada para a esquerda assim que se sai da ponte que une Providencia e Santa Catalina que você chega a uma pequena trilha de subida (não é dificil não). Lá emcima ficam as ruínas do Fort Warwick.


Continuando o caminho, você chega até uma praiazinha muito gostosa e excelente para fazer snorkling. A trilha continua mas, como nosso horário estava apertado, nós preferimos ficar por aqui vendo peixinho xD




Voltamos para pousada para tomar banho e fazer check out e nos despedir desse paraíso.


E assim acaba o relato da nossa viagem pela Colômbia.

Daqui para a frente os posts de viagem vão ser divididos em: "viagens pelo mundo" e "viagens pelo Brasil" para eu começar a dar as dicas de como conhecermos a nossa terrinha sem ter que vender um rim para isso.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário