segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Viagem: Cartagena - roteiro de 2 ou 3 dias


Olá! 


Nós chegamos em Cartagena vindo de Bogotá. Nosso ritmo de viagem costuma ser: aproveitar o dia e viajar a noite, e o foi o que fizemos nesse trecho. Chegamos em Cartagena, suando, as 22h e foi tranquileza. 

Pegamos um taxi até a nossa hospedagem e ainda ficamos perambulando pela cidade a noite naquele dia. Cidade tranquila de forma geral. 

Para ser honesta, quando pesquisávamos sobre o que fazer na cidade todo mundo falava que era maravilhoso mas nós não achavamos nada para fazer e não entendiamos. Só quando chegamos lá ficou evidente o que é maravilhoso: a cidade. 

Andar por Cartagena é a atração em si. Aquelas ruas gostosas de passear, comer a fruta vendida na rua e admirar as casas coloridas e tudo mais. 

Sim, é calor dia e noite. Tem que se entupir de água - sugerimos comprar nos supermercados que é mais barato - e andar. Não existe ficar circulando de taxi! Anda muito e aproveita essa energia maravilhosa. 

Bora pro roteiro? 

Roteiro (custos para 2 pessoas)

Dia 00
Como nós pegamos um vôo de Bogotá a noite nós chegamos tarde mas isso não nos impediu de ir explorar. 

Nós saimos passeando até a praça do relógio e encontramos um amigo meu que estava na cidade naquele dia. Nós fomos no The clock pub - cujo ar condicionado SALVOU! Cerveja delicia e banda de rock tocando até meia noite. 

Como todo bom brasileiro sem limites fomos meio que expulsos quando o bar tava fechando. 

Voltamos caminhando felizes naquela noite quente. 

Dia 01

- acordar por volta de 08h (ou mais cedo) e tomar café da manhã no hostel

- Taxi até o Castillo 8.000,00 COP 

- Castilho San Felipe de Barajas (ir antes das 10h) - 80.000,00 COP 

Nós passamos uma manhã lá. Não vá tarde porque fica infernalmente quente. Nós ficamos muito tempo porque alugamos o audioguide (e temos o hábito de ouvir até o fim). 
Se quiser ir só pra passear, ver a vista e se perder nos tuneis o passeio dura 1h e meia mais ou menos. 

Passe protetor e vá de chapéu (ou compre um com os MILHÕES de vendedores desesperados que ficam na entrada). 

## Importante: esse foi o único local que foi desconfortável o assédio de vendedores ambulantes. Eu saí do taxi com gente jogando chapéu em mim. 






- Taxi até restaurante - 7.000,00 COP 

- Almoço: La casa de socorro - 100.000,00 COP 

La casa de socorro
não conseguimos comer tudo! muito bom!































- Taxi para o Convento La Popa de la Galera ( nós não fomos porque estávamos morrendo de calor e sono) - aprox. 6.000 COP

- Convento La Popa de La galera 

- Taxi para hostel 7.000,00 COP 

- Pôr-do-sol nas muralhas no Cafe del Mar (restaurante) - chegar cedo senão não consegue pegar mesa perto - 20.000,00 COP 

ficou encoberto mesmo mas achei lindo!


















- Parque Plaza San Domingo + Gertrudes de Botero

Com a escultura da Gorda de Botero

- Jantar: Donde Olano Cocina Creole (2 filets de robalo + 1 limonada de coco + 1 suco de lulo) - 92.000,00 COP  [ melhor limonada de coco da viagem s2 comida muito gostosa também] 
local muito aconchegante s2 

melhor comida!
melhor liminada de coco

Dia 02



- Acordar por volta de 08h e tomar café no hostel

É muito gostoso caminhar (e se perder) por Cartagena

- Dia de passeio a pé - Cartagena é uma cidade delicia para passear a pé: 


  • Catedral Metropolitana de Cartagena (ver por fora mas se quiser entrar e ouvir o audioguide custa 13000 COPs) - nós não entramos. 
  • Museu do Ouro Zenú (gratuito) + Parque Bolívar - gratuito
    Apresentação artística na praça
  • Museu histórico de cartagena e Palácio da Inquisição + Plaza de los coche
     Funcionamento: segunda - sábado de 9:00 as 6:00 / Domingos - Feriados: 10:00-  4:00
     Tarifas:Adultos: $19.000 / Niños: $16.000) s - 40.000,00 COP 



  • Torre del Reloj (ver) + Plaza de la Proclamacion +  Café e Livraria Ábaco (cafe) - 8.000,00 COP 
livraria Ábaco - gastamos muito dinheiro aqui xD
Torre del Reloj

teatro Heredia

- Almoço: espirito santo (prox. hostel) ou 

Hard Rock café (dar uma passada)

- Iglesia San Pedro Claver (Funcionamento de 8h às 5h30. Aos sábados, domingos e feriados o funcionamento é de 8h às 4h30. Ingresso: $6.000, adultos e $ 4.000, crianças).

- Galeon Bucanero + Museo Naval (funcionamento: Desde las 10:00 a.m. hasta las 5:30 p.m.Todos los días.Tarifa: Adultos $16.000 COP, Niños (menores de 13 años) $2.000 COP)

#### Nós não cumprimos o roteiro após o almoço porque batemos com nariz na porta mesmo - quando a gente chegava nos lugares 


- Comprar lembrancinhas (sério, a gente comprou muitas!) 

- Jantar: creps and waffles ou La Vitrola (comida e música tipica) - 62.240,00 COP 

Dia 03 - Passeio para Islas Baru (nós não fizemos porque todo mundo diz que não vale a pena se você for na mesma viagem para San Andres) OU seguir para San Andres: 
- Taxi hospedagem x aeroporto (dividido com um casal) - 10.000,00 COP 
- Café da manhã: juan baldez (2 capuccinos + 2 pasteis dd carne) - 14.000,00 COP 
- Cartagena x San Andrés  - Viva Colombia ( 07:45 - 09:15)

Antes de Sair do Brasil: 
Não é necessário passaporte mas você deve levar seu RG - não é carteirta da OAB ou Carteira de Motorista - é a sua IDENTIDADE (aquela verdinha, lembra? aquela que você nunca usa e pode estar VENCIDA? veja isso antes para não ter problema).
Na dúvida: leva a droga do passaporte e coloca mais um carimbinho nele que é mais facil.

Não há visto em Bogotá mas existirá em San Andres - explico melhor no post de San Andres.

Atualmente é obrigatório no embarque e na imigração na Colombia apresentar o certificado de saúde da Anvisa que declara que você tomou a vacina contra a Febre Amarela. O procedimento é bem simples e esta bem explicadinho no site da Anvisa.

Importante: voccê tem que ter tomado a vacina pelo menos 10 dias ANTES do embarque - do contrário não adianta nada.
Importante 2: sugiro que você tome a vacina contra a febre amarela em um dos postos que emitem esse certificado - menos trampo ficar indo de um lado para o outro.
Importante 3: faça isso AGORA e não só se você for para a Colombia porque este certificado vem sendo exigido em vários outros destinos internacionais.

Passagens: 
1) Brasil x Colombia:
CopaAir realizou várias promoções durante todo o ano de 2017 e nós compramos nossa passagem exatamente no que eu acho que foi a MELHOR promoção: Rio x Bogotá R$450,00, ida e volta por pessoa.

O preço médio do trecho custa R$1.200,00 por pessoa, sendo que dá para encontrar pelo mesmo valor praticamente uma configuração "vários destinos", isto é, chegando por Bogotá e voltando por San Andres, que eu acho que, além de valer a pena financeiramente, é menos uma preocupação de passagens para se comprar.

Contudo, não existe voo direto Rio x San Andres, então você necessariamente vai passar por Bogotá. Pensando nisso (e tendo na mão essa promoção maravilhosa) nós compramos ida e volta por Bogotá mesmo.

2) Dentro da Colombia:
Não há dúvida = Viva Colombia! Foi o melhor preço que encontramos na época que fomos (mesmo precisando despachar os mochilões).

Na real eu recomendo para aqueles que querem economizar de verdade dar uma segurada na quantidade de bagagem - fala sério, se você vai pra Cartagena ou San Andres você só vai usar biquini/sunga mesmo! - porque a economia é brutal!

Despachando bagagem pagamos 104 reais por pessoa no trecho Bogota x Cartagena e 144 por pessoa no trecho Cartagena x San Andres - sim, sem despachar você gasta menos de 100 reais numa passagem aérea!!!!!


Hospedagem: 
El viajero Cartagena (2 diárias para 2 camas com café da manhã) - 300.000,00 COP 
Honestamente, é muito caro para o que é. Provavelmente em casal você encontra um hotel ou B&B mais barato. 
Contudo foi nessa hospedagem que fizemos mais amizades - que continuaram com a gente para San Andres e até hoje. As areas comuns do hostel são muito boas para esse tipo de interação. 
Os vestiários são muito limpos - por isso recomendo que mesmo ficando no quarto compartilhado ensuite você utilize os banheiros do vestiário. 
Além disso, o El viajero também dispoe de privativos (mas nós achamos muito caro!) 
Se for ficar no El viajero recomendo que reserve com antecedencia porque estava lotado quando fomos ( a gente sempre reserva antes). 

Transporte: 
Taxi Aeroporto x Hospedagem - 15.000,00 COP 
Taxi até o Castillo - 8.000,00 COP 
Taxi Castillo x Casa de Socorro - 7.000 COP
Taxi Hospedagem x Aeroporto - 20.000 COP

Alimentação: 
1. Crepes & Waffles Terraza - restaurante que fomos várias vezes durante a viagem - pois fomos no aeroporto de Bogotá duas vezes e nessa vez em Cartagena. Comida bem servida, ambiente agradável, custo x benefício bom.  - 62.240,00 COP  
2. La casa de socorro - restaurante excelente e muito bem servido. Todos os pratos vem com uma  sopa de entrada sem custo adicional (considere isso antes de fazer o pedido). O preço não é barato mas vale! - aprox. 100.000,00 COP 
3. Donde Olano Cocina Creole - restaurante mais carinho também mas foi a melhor refeição que fizemos em Cartagena (e olha que comemos muito bem aqui). A combinação de ingredientes se harmoniza muito bem e aquela limonada de coco s2 Recomendadíssimo. Custo - aprox. 100.000 COP
4.  The Clock Pub - lugar para beber, comer uma besteira e conversar. Não me lembro quanto gastamos mas foi a média do que gastamos quando bebemos cerveja num pub no Brasil. 
5. La vitrola - foi recomendado mas não conseguimos ir. 

Então é isso, 



Até San Andres!


Nenhum comentário:

Postar um comentário