quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Viagem: Fez

Olá!
Medina de fez 

Para chegar a Fez saindo de Merzouga são 7h de carro. Mas nós fizemos um passeio de dia inteiro porque existe a maior variação climática e de vegetação que eu já vi. Nós saímos do deserto, passamos por floresta, brincamos na neve e depois chegamos na cidade enorme de Fez.


  • O caminho até Fez: 
Manhã-Túnel dos Legionários
-oasis do Vale do Ziz
-cidades Er-Rachidia, Erfoud, Rissani
-Almoço em Midelt (Restaurant Le Pin)
Tarde-Ifrane, suíça marroquina
-Azrou, e a Floresta do Cedro Gouraud
-macacos de Gibraltar (mokeys watch)


Começou assim
Depois ficou assim

Os pontos do roteiro não significa paradas mas apenas pontos de atenção. No vale do Ziz a graça eram as arvores e o rio passando próximos. 




O ponto alto da viagem foi a parada na Floresta do Cedro onde alimentamos os macacos (e cachorros) e curtimos um agradável momento sem pressa no meio das árvores. 


Depois estávamos dentro da flores

O outro momento incrivel foi quando paramos o carro no meio da estrada porque tinha acumulado muitaa neve próxima a estrada. Ficamos um tempinho lá brincando. Depois encontramos neve mesmo já em Ifrane - a suiça marroquina - mas a cidade em si não tinha nada demais. 



O foco do passeio era realmente observar a linda paisagem do país com suas modificações nas belezas naturais. 

Por fim achamos neve



Achei divertida a mudança das placas de "cuidado com camelos" ou "cuidado com as dunas" para "cuidado risco de nevasca" xD 




Se for para fazer essa viagem tem que ser leve assim, parando e conhecendo coisas pq senão - só dirigindo com a meta de chegar - é um desperdício de tempo e dinheiro. Melhor comprar um tour e ir dormindo numa van. 







  • A cidade de Fez
Hospedagem: Riad Haj Palace (muito bem localizado na medina e com quartos bem confortáveis)
Transporte: nós somente andamos a pé. Estacionamentos o carro em um estacionamento praticamente dentro da medina e pagamos 20 dirhans por noite. 
Atrações vistas: ver comentários ali embaixo. 
Segurança: cuidado pois aparecem mil pessoas querendo ajudar a indicar caminhos, carregar malas e essas coisas. Não que tenha acontecido algo de mal com a gente mas nunca se sabe e acho melhor prevenir. 
Restaurantes recomendados:
#Café Clock (mais jovem e comida ocidentalizada. Boas opções vegetarianas)
# Ruined garden (muito romântico, comida deliciosa e uma ótima limonada)
Ambiente do Ruined Garden mistura um prédio em ruinas
com vegetação e umas luzes estratégicamente colocadas. Não se engane porque
o ambiente é confortável e a comida é ótima. 

Sem ofensa aos Marroquinos, mas Fez é uma cidade muito ruim para turistas pois a maior parte das "atrações" somente podem ser adentradas por mulçumanos, ai o passeio consiste no guia falar "aqui é o lugar tal, esta é a porta dele mas não pode entrar".

Daniel tentando bater foto da porta de algum dos lugares que não podíamos entrar
O passeio ao curtume para ver a fabricação de couro eu achei SUPER dispensável porque fede muito e o foco é em tentar vender algo pra você. Masss se você quer dar um remember nos momentos da Jade na novela "O clone" vai lá xD mas vai com guia recomendado pelo hotel e essas coisas - como nós fizemos.

durante o tour guiado em algum souk
Na verdade, tudo o que se tem pra fazer nessa cidade é comprar (e ser enrolado) porque o turista não faz ideia do preço justo pelas mercadorias e os vendedores exploram em razão disso.

E o guia ganha comissão por levar as pessoas nas lojas. Nós entramos nas seguintes lojas: de tecido (que vende lenços, bolsas carteiras, etc - acabei comprando), uma farmácia que vende tudo (comprei henna de cabelo, óleo de argan puro (farei post) e também fiz massagem (que até que foi bom mas estranho), loja de metais em prata e no final fomos levados a um restaurante que a comida era nada demais e o preço CARISSIMO!

Logo, se fizer tour NÃO VAI no restaurante recomendado pelo guia!

De turismo meeesmo na moral que nós fizemos com o guia foi ir no Nejjarine Fondouk, uma espécie de museu com antigos corãos e peças utilizadas nas casas dos marroquinos (muitos instrumentos de construção e coisas para bebes) e conhecemos os vários Souks.

Nejjarine Fondouk


O guia foi útil para contar a história da cidade mas a diária de meio dia com ele tava de muito bom tamanho.

Madraça Bu Inania



Sozinhos nós conhecemos o portal da medina (que era histórico), a Madraça Bu Inania, as tombas dos merenides (que é um mirante para ver a medina do alto e o resto da cidade de Fez), um parque/jardim Jnane sbile  (que fica fora das muralhas mas próximo a medina) e o Borj Nord (um museu de armas marroquino muito interessante!

Madraça Bu Inania







Nós ficamos 3 dias nessa cidade e de forma geral achei um grande desperdício de tempo e dinheiro porque não curto programas de "shopping" em viagem . Gosto  de natureza, cultural ou alguma atividade. Passei 100% do tempo com aquele feeling de "estou sendo enganada.
tombas dos merenides
parque jardim
Jnane sbile

Acho que 1 dia inteiro em Fez ta bom. Você consegue conhecer tudo o que há pra ser visto (mesmo) na cidade e rola aquele primeiro "choque cultural" (caso você siga o roteiro chegando por Tanger ou por Fez mesmo).

Mas como nem tudo é ruim, nós compramos nossa aliança de compromisso nessa cidade e os nossos tambores (enormes e que derao um trabalhao na volta pro Brasil). Além disso acabei fazendo a pintura de mão na cidade (que ficou linda mas sumiu tudo depois que lavei o.o)






























É isso pessoal, espero não desanimar viajantes mas gosto de dar a real para não rolar decepção com pessoal quando chegar lá.

Até a última parte da viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário