sexta-feira, 17 de março de 2017

Viagem: Roma (parte 2)

Olá!

Castelo Sant'Angelo

Esse post é continuação da minha narrativa dos 4 dias que passei em Roma. Para ler a primeira parte, clique aqui.

Dia 3 - Castelo Sant'Angelo, Piazza San Pietro, Basílica di San Pietro, Piazza Venezzia, Museu Capitolini, Trastevere e Jantar no Restaurante Carlos Menta.

      Esse roteiro acabou não sendo 100% executado porque saímos tarde, o tempo de locomoção do nosso grupo era sempre bem lento (até porque descobríamos em cima que a estação estava com a acessibilidade quebrada ¬¬ e acabamos chegando com as coisas fechando no final do dia.  Contudo, acho que é um roteiro bem viável.

     Nós usamos o Roma pass como 2ª atração incluído no cartão (já que Coliseu + Foro Romano + Palatino são considerados apenas uma atração).  A atração estava muito cheia e tivemos que esperar um bom tempo para que meu avô pudesse subir de elevador para conhecer o palácio (no primeiro piso não tem muito para ver).

    O castelo é circular, então é bem legal a vista das muradas. Parte desse andar foi revestido com vidros mas não acho que perdeu o encanto. As salas/quartos que tivemos acesso não tinham nada de formidável e tudo mais, contudo descobri depois por uma amiga que nós não conhecemos todo o castelo e que existe uma parte muito bonita e bem decorada :/ ficou para a próxima.
    A entrada no Castelo Sant'Angelo custa 13 euros.
    Funcionamento: 09:00-19:30 ( confirme o horário nos sites antes de ir)




    Nós almoçamos no próprio Castelo tendo a vista do domo da Basílica San Pietro e o preço da massa foi por volta de 10 euros.

    Seguimos a pé caminhando até o Vaticano (seguindo quase uma procissão de tanta gente que tinha) até chegarmos a Piazza San Pietro. É muita gente mesmo!!! Mas a scooter do meu avô ia abrindo caminho e uma hora nós chegamos. xD A piazza é só choque com a beleza das construções e grandeza;

   

 Entramos na fila para entrar na Basília e, por estarmos com meu avô, acabamos cortando um pedaço da fila pois o acesso dele seria por um elevador.
# Dica: Há audioguide com acesso pelo celular, portanto leve seu fone de ouvido!!! 

A Basílica é sensacional. O teto é tão longe e tudo é tão amplo. Mesmo apinhado de pessoa você não consegue dizer que esta cheio/lotado porque não chega a ficar sufocante.
Passeio maravilhoso!

AIMEUDEUS é a Pietá




E, para completar. é claro que tinhamos que passar um perrenguezinho né? Resolvemos subir do Duomo da Basílica.

Para começa: há um aviso do lado da bilheteria informando que são mais de 300 degraus até lá, sendo que além destes, você pode subir mais uns tantos degraus pela escada ou ir de elevador. Acerta aquele que sacrifica alguns euros e vai de elavador porque a subida total de escada sem o elevador são mais de 500 degraus.

A subida custa 6 euros de escada ou 8 euros com elevador.
O funcionamento é das 08:00 - 17:00 ( outubro - março), indo até as 18:00 nos demais meses.

Mas falando do perregue... 

Eu tenho problema com claustrofobia, e os corredozinhos da subida são tensos. Eu suava muito mais de pavor com as afiladas do corredor do que do exercício em si. No final eu estava correndo para acabar x.x Mas o perrengue vale super a pena porque a vista é maravilhosaaaaaa!!!!!


# Dica: existe visitação a necropoli do vaticano, contudo eu não consegui agendar mesmo entrando em contato pelo email com 3 meses de antecedência x.x Logo, se você tem interesse, sugiro que entre em contato o quanto antes com o Ufficio Scavi. 

      Nesses idos já era quase 16h e para irmos para a próxima atração, tínhamos que deixar mamãe e vovô no ponto do ônibus turístico para eles irem de forma mais confortável ( não há metro próximo a Piazza Venezzia. 

     Lógicooo que eu e Daniel nos perdemos para ir de transporte público até lá xD Mas chegamos por volta de 16:30. E cadê vovô e mamãe? Cadê bateria funcionando? 

     Acabou que eu e Daniel ficamos lá no "bolo fofo" batendo fotos e apreciando a vista e levemente nervosos porque não víamos o ônibus turístico. Acabou que nem subimos no elevador para ter a visão panorâmica - até porque acho que nem precisa, já que as escadas externas te levam bem alto. 
Por volta de 17:30 a gente encontrou com meu avô e minha mãe ( o ponto do onibus turistico era em outro lugar mais a frente do Museu Capitolino). 

     Aí, como sabíamos que os Museu fechava as 18h, resolvemos apenas ir no café que tinha lá mas... para acessar com a cadeira tivemos que subir uma rampa eternaaaaa porque não era acessível o lugar para o cadeirante. Essa era a rampa de acesso para carros.  Quando finalmente chegamos lá emcima eles avisaram que não valia a gente ir no café por causa do horário. Frustração. 

    Daí não tinha o que fazer: pegamos um busão - essa área é MUITO ruim para transporte público - e fomos jantar no bairro Trastevere. Como todo mundo tava cansado e com fome a gente nem explorou muito o bairro para escolher o restaurante: fomos no restaurante indicado e ADORAMOS! 

    Com um preço muito razoável (10 euros, menu turístico com entrada + prato principal + sobremesa), o Carlos Menta tem um ambiente muito agradável e uma comida saborosa demais! Foi uma das refeições que eu mais gostei e o preço pela qualidade e quantidade valeu muito a pena!
Endereço:  Via della Lungaretta, 101, 00153 Roma, Itália

Após a janta retornarmos para casa. 

Dia 4 - Museus do Vaticano, Capela Cistina, Almoço restaurante 3/4, Pantheon, Villa Borguese, por do sol no Pincio ( mirante da Piazzale Napoleone), Piazza del Popolo, Jantar no restaurante Al 34 e Piazza di Spagna. 




     Os ingressos para os Museus do Vaticano e Capela Cistina foram adquiridos antecipadamente ( e devem ser) no site https://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?weblang=en&do

     O preço do ingresso é 16 euros + 4 euros da reserva online. Você escolhe o horário que fará a visitação e deve estar lá antes do horário porque eles fiscalizam na entrada e isso acaba formando uma grande fila.  
     O Audioguide é opcional (mas eu realmente recomendo) e custa 7 euros. 
     Sugiro uma manhã (4h) para esse passeio porque é grande, é cheio e tem muita coisa para ver e ouvir. Nós ficamos uma eternidade na Capela Cistina porque eu quis ouvir todo o audioguide sobre ela. Apesar da pintura principal ser mega conhecida, ao vivo o feeling é outra coisa. Adorei mesmo o passeio!

    Saímos dos Museus e descobrimos que a estação de metro mais próxima tinha dado problema na acessibilidade - oremos, ô terra - e ai fomos andando para a próxima estação de metro acessível e no caminho encontramos o 3Quarti Ristorante, que foi uma surpresa saborosa. 
     Apesar de ser puxado no preço (prato único custando 12 euros) a porção é bem servida e vale a pena o almoço ou jantar no local para quem estiver no Vaticano. 
Endereço: Via Attilio Regolo, 21, 00192 Roma, Itália

    Após o almoço meu avô pediu para ir para casa, então demos um pitstop no ap e retornarmos aos passeios. Infelizmente, acabamos perdendo muito tempo nessa ida e volta e, quando chegamos a estação Barberini já eram 16h. 

    Fizemos novamente o caminho passando pela Fontana di Trevi (que acho que já reparam que eu gostei muito) e chegamos no Panteão. Particularmente eu não liguei muito não porque esse é o mal depois de algumas viagens... algumas coisas grandiosas acabam não impressionando tanto porque você já viu coisas maiores/mais bonitas/mais conservadas, etc. 
A entrada no Panteão é Gratuita. 




   Nesse dia escolher ir andando foi uma escolha errada pois quando finalmente chegamos a Villa Borguese o sol já havia decido e apenas existia aquele lusco fusco. Fiquei meio chateada mas a vista do mirante a noite é muito bonita também. Nós ficamos uns 30 minutos lá olhando e descansando. 


     Depois descemos até a Piazza del  Popolo (que aparece no filme Anjos e Demônios), batemos umas fotos meio correndo porque tinham vários vendedores chatos assediando e fomos jantar no Ristaurante Al 34 (estávamos meio cismado com 3 e 4 nesse dia né xD) 
Massas gostosas, vinho gostoso. Preço dentro da "média" que descobrimos para um jantar bom (por volta de 10 euros o prato).  É uma pedida para quem tá nos arredores da Piazza di Spagna. 
Endereço:  Via Mario de' Fiori, 34, 00187 Roma, Itália

Fui desafiada... subi, mas foi uma merda descer xD
      Para fechar o dia, passeamos um pouquinho na Piazza di Spagna, que fica super iluminada por causa da igreja Trinita del Monti localizada no alto de um morrinho, batemos várias fotos na Fontana della Barcaccia e da escadaria que leva a igreja. 
Pegamos o metrô e voltamos para o ap, finalizando nossos dias em Roma. 

No dia seguinte levamos minha mãe e meu avô até o aeroporto e retornamos para o Termini para continuarmos a viagem pela Itália. 

Até Cinque terre! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário