terça-feira, 28 de junho de 2016

Livros: O castelo no ar

Olá! 

Esse post contem pode conter SPOILERS, logo se você não leu o livro e se incomoda de saber algumas informações antes de ler NÃO continue a leitura. 


Esse livrinho é da mesma autora do Livro Castelo animado e muitos dizem que é continuação deste livro mas eu não vejo como continuação.  Vejo como histórias que se passam no mesmo mundo que o do Castelo Animado, alguns personagens do outro livro tornam a aparecer (como se tivesse passado um tempo entre a história do primeiro e do segundo) mas como o foco da história e os personagens principais mudam, eu não vejo como se fosse uma "continuação". 

Se você quer ler o post sobre o livro Castelo Animado, por favor clique aqui

A história: Abdullah é um vendedor de tapetes da cidade de Zanzib que, de tão insatisfeito com sua vida e com a família que lhe resta, vive devaneando sobre uma vida utópica em que ele era um príncipe que esta sendo escondido. 
Mas tudo começa a mudar depois dele adquirir um tapete voador. Muitas aventuras, encontros e desencontros, e até um castelo voador, aparecem pelo caminho. 

Bom, eu gostei muito mais desse livro do que o Castelo Animado e se dá basicamente por ser mais interessante a realidade do Abdullah do que era a realidade (chata) da Sophie (protagonista do livro Castelo Animado). O Abdullah tem uma personalidade engraçada e sua reação aduladora com todo mundo me mantém na dúvida se ele é falso ou se ele é realmente bomzinho e é só o jeito dele. 

Além disso, o desenvolvimento da história em relação ao "fantástico" é muito mais extraordinário do que no outro livro (que basicamente fica restrito ao castelo voar e o Howl fazer magias) já que tem o tapete mágico, surge o gênio, surge a pantera que vira gato e o Djim, o que leva a história a ficar bem fora da realidade e interessante. 

Existem falhas, a autora força a barra na história diversas vezes para "casar" o que ela quer com a história. O negócio é que esse é o estilo de escrita dela. No Castelo Animado a história se desenvolve assim também então é uma questão de gosto: se você consegue ignorar essas partes muito forçadas e focar no resto é uma leitura bem agradável. 

Mais uma vez o final é muuuuiito ruim/chato/felizes para sempre/novela mexicana/todos os personagens do livro inteiro, praticamente, são jogados no mesmo lugar, contrariando a todas as probabilidades tudo dá certo e todos vivem felizes para sempre. CHATOOO e totalmente diferente das expectativas criadas pela própria história do livro. 

Conclusão: gostei mais do Castelo no ar do que do Castelo Animado mas de forma geral a forma de escrever da autora não é uma que me agrada muito. Não desgosto do livro mas não seria uma leitura recomendada. 

Até a próxima!

# Porque eu sou tinhosaaa to insistindo e lendo o terceiro livro da autora "A casa dos muitos caminhos". Estou gostando bastante mas, conhecendo a autora, já estou naquela fase "esperando ela cagar a história com coisas forçadas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário