quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Eurotrip: Praga (parte 2)

Olá!

Relógio Astrônico - Praça da cidade velha (Stare Mesto)


If you want to read this post in english, please click here.

Esse post é continuação da parte 1 narrando meu roteiro em Praga. Se você ainda não leu a parte 1, clique aqui.


Dia 04: Kutna Hora

Nesse dia eu acordei 8h e tomei café da manhã no Grand Café Oriento porque eu sabia que o tour somente sairia as 11h. A escolha por esse café foi a avalanche de recomendações na internet. A comida foi gostosa, o preço foi justo e o local era agradável. Achei que valeu a pena porque eu adoro tomar bons cafés da manhã.


Dali me direcionei a empresa de turismo para comprar meu pacote para Kutna Hora com a empresa Discover Praga Tour, que custou 700 czk, e  ncluía o trem, as entradas e a companhia da guia turística fofa.



Como ainda havia tempo fui conhecer a Torre da Pólvora que é ali perto. 

É uma referência na cidade porque um dia foi um dos monumentos mais altos mas mesmo hoje em dia dá para ver a cidade de cima muito bem – eu adoro esses lugares panorâmicos, já devem ter percebido. 

A entrada custou 90 czk.






O tour: nos encontramos no local marcado pela empresa e fomos a pé todos juntos até a estação de trem central de Praga. A guia foi comprar nossas passagens e fomos num trem muito legal separado por camarotes. No que eu fiquei conheci uma família de americanos e um casal da Escandinavos – pessoal que tava no mesmo tour que eu. 

1h depois chegamos a primeira atração turistica: a Capela Sedlec. que é o maior ossuário do mundo. 

Admito que depois da Catacombs já esperava que eu não fosse mais ficar toda “ohh” por ver ossos humanos dispostos de forma artística, mas a quantidade e o tamanho das “construções” realmente me deixou impressionada. Enormes candelabros de ossos e outras decorações.



cara de cú.. :p


A guia informou que a capela esta afundando e eles provavelmente vão ter que retirar o ossuário dali e falou na perda cultural que isso acarreta porque a arrumação e disposição dos ossos jamais será reproduzida em outro lugar como era ali e tal. Realmente muito triste. 

Dalí esperamos uma van vir buscar o grupo para continuarmos o passeio.  Estava frio num nivel surreal. Com luva minhas mãos estavam ardendo, queimando com o frio. Já em Praga estava muito frio – razão pela qual comprei esse chapéu feioso mas que esquentava as orelhas s2 E acho que sem ele não teria dado para curtir o dia. 






Chegamos na Catedral de Santa Bárbara e apreciamos ela por fora. Linda construção. Realmente impressionante. 



Só que quando entramos na catedral estava mais frio lá dentro do que lá fora xD No fundo, tava todo mundo morto de fome e por dentro a catedral, por mais bonita que seja, não tem nada muito impressionante. Ae rapidamente pessoal foi se encolhendo nos bancos da igreja e tentando não permitir que algum dedo gangrenasse porque tava muito frio ( rapaz, to uma menina hopérbole hoje ^^'') 

Saindo da Santa Bárbara fomos almoçar num restaurante medieval muito legal mass com uma comida meio caro e meio sem graça. O vinho quente estava uma bosta mas me forcei a tomar porque tava MUITO frio lá fora e o vinho iria ajudar. 





Me chamo frio xD




















to horrivel mas quis mostrar um pouco do restaurante 













Após o almoço encontramos o resto do grupo que resolver almoçar em outro lugar e pessoal tava congelado quase. Muito tenso.  Nesse momento fiz amizade com os gregos e um pessoal da Noruega muito gente boa. Nessa hora aqui já estava escurecendo e ainda íamos ao tribunal italiano.

pessoal em volta de uma fonte no tribunal italiano... e depois minha bateria acabou x.x
Aqui eu brochei com o tour. Nós entramos no tribunal italiano, a guia falou algumas coisas sobre ele e daí fomos embora.

Particularmente, em termos de custo x benefício, eu acho que teria compensado MUITO mais fazer o passeio sozinha porque eu acho que teria gasto bem menos dinheiro e teria conhecido muito mais da cidade porque eu não teria saído as 11h de Praga. Contudo, por ser inverno, foi mais do que necessário estar com alguém que sabia para onde era a estação de trem para voltar porque é sinistro demais o lugar. Eu jamais imaginaria que ali era a estação de trem e estava frio e escuro e os nativos falam tcheco – acho que já convenci vocês a fazerem o tour se forem no inverno, né?

Chegamos em Praga por volta de 19h e acabei indo com a parte jovem do grupo pruma taberna medieval em Praga (não lembro o nome nem endereço..mal). 

Foi supeeeerrr legal, a gente bebeu cerveja pra sempre e não gastamos uma fortuna (todos comemora). Voltei meio tropega para o hostel até encontrar um chocolate quente delicioso no mercado de natal da praça são venceslau s2 deu tudo certo uhauhauhauhauhau e dormi forever porque estava morta. 

Praça São Venceslau


Dia 05 – Stare Mesto, Josehov, Cidade Baixa e Vysehrad

Sim sim, muitas coisas para um dia só xD 

Mas eu não havia conseguido cumprir o cronograma da stare mesto e do josehov então tive que adaptar esse dia para tentar ver tudo que eu queria. 

Na Stare Mesto o que faltava era subir no relógio astronômico  e fazer o tour do subterrâneo. 



Comprei o pacote com tour em inglês para 9h mas acabou que eles furaram com esse tour e eu tive que fazer o tour com uma turma de crianças em tcheco ¬¬ não, nada feliz. 
os bonecos (apóstolos) do relógio astronômico


~Subindo a torre do relógio

vista da igreja nossa senhora de tyn e da praça

Castelo de Praga ao fundo




Daí voltei para o Josehov para conhecer o cemitério judeu e escolhi 2 sinagogas para conhecer: Maiselova e Pinkas, além do Cerimonial Hall. Para ser honesta por mais interessante que seja eu acho que, tirando o cemitério, eu poderia ter investido meu tempo fazendo outras coisas do que conhecendo essas sinagogas; Vai do interesse de cada um.




Voltei beirando o rio Vtalva a pé até chegar a ponte Karlov Most para visitar o museu da Ponte.

Até então eu já havia atravessado essa ponte a noite voltando pro hostel no dia da Colina Petrin. Após a visitação do museu (que não é nada demais e custou 170 czk – ai) eu atravessei durante o dia a Ponte e realmente é uma experiencia muito legal.


Escadas antigas para a ponte




Lotada de gente mas sem incomodo por isso. Eu apreciei muito o passeio até o outro lado, batendo fotos da cidade, porque é um lugar fabuloso de lindo.



Do outro lado eu fui andando reto até chegar na Igreja de Santo Nicollas. Eu resolvi ir nela porque na internet pessoal falava que é muito linda. Realmente ela é muito linda e tinha uma paz que eu aina não tinha sentido nem nas sinagogas nem nas outras igrejas que havia visitado. Gostei da visita e 50 czk de entrada é razoável.




Na frente da igreja peguei um tram em direção a Vysehrad.

Foi meio emocionante aqui porque eu tava meio incerta de onde descer e não conhecia nadinha dessa parte da cidade. Rolou aquele medinho porque eu passei por uns lugares mais sinistros mas após perguntar algumas vezes na rua cheguei num paredão tipo fortaleza que isola o parque Vysehrad do resto da cidade. 







Não tem fotos daqui porque minha bateria acabou logo depois de eu chegar lá. A chuva também começou nesse momento. Logo, as imagens a seguir foram retiradas da internet para dar uma ideia do lugar :) 


Mas eu estava preparada e bastou segurar meu guarda chuva pro meu passeio não acabar. Dei uma grande volta no parque (que é lindo) e conheci a igreja que mais gostei da viagem: a Basílica de São Pedro e São Paulo. É linda e eu realmente me senti em paz lá dentro. Acendi um vela e rezei do meu jeitinho. Me senti muito bem ali. 



Na entrada da igreja existe um painel interativo que conta a historia de vários pontos turisticos do parque e de fora do parque. Como estava chovendo muito nessa hora eu aproveitei esse painel e conquistei umas informações muito interessantes. 

Depois de um tempo a chuva melhorou e continuei minha exploração. Quando eu cheguei no mirante eu passei o frio mais sinistro da vida. Estava ventando demais então o guarda chuva não estava sendo 100% eficaz mas a visão dali é uma daquelas “inesquecíveis da vida”. Meu coração parou e eu pensei: que lugar lindo!!! 
olha isso cara! *.* Praga 2020 hahahahaha xD

Fique alí enquanto aguentei e retomei o cronograma. 

A ideia era ir beirando o Vtalva na volta e ir conhecendo alguns pontos turisticos como o Prédio dançante e o Teatro Nacional de Praga. Eu vi tudo isso mas nem foi tão legal depois de Visehrad. 

Acabou que retornei a praça são venceslau e meu objetivo era comprar um casaco mais potente porque todo mundo que eu encontrava e estava vindo de Berlin me falava de um frio sem igual lá então eu pensei: se aqui já estou morrendo imagina lá. 

Depois de uma pesquisa minuciosa e apoio moral da mamãe por fotos eu comprei meu casaco divo de capus peludinho por aprox. 70 euros. Salgado quando converte mas acho que valeu cada centavo porque no Brasil eu jamais encontraria um casaco tão bom por esse preço. 

Spoiler dos proximos posts maaas ta ai uma foto do casaco xD

Por fim fiz minha última refeição em Praga por alí na Praça São Venceslau num starbucks. 

Durante o dia eu me alimentei de lanchinhos baratissimos que comprei num supermercado.  

#Bizu válido para os mochileiros pobres é tentar comprar lancinhos em supermercados porque sai muito caro e demorado ficar comendo no meio dos passeios. 

E foi isso pessoal. Na manhã seguinte peguei o trem cedinho para Dresden para continuar esse mochilão. 

Até Dresden pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário