quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Eurotrip: Praga (parte 1)

Olá!

Praça são venceslau 
 Praga foi a cidade que eu mais gostei na minha viagem.

Cheguei na cidade no dia 05.12 as 22h da noite e andei sem medo da estação principal de trem de Praga - Hlavní Nádraží - até o meu hostel que fica localizado na Praça São Venceslau, local famoso por concentrar manifestações que levaram a queda do comunismo em Praga e na República Tcheca.

Eu acabei, no desespero, parando logo e trocando 200 euros para minha estadia e me arrependi bastante pq para realizar o câmbio você tem que pagar umas taxas e acaba perdendo muito dinheiro sendo que em Praga aceita-se TUDO em euro, salvo transporte público (que eu praticamente não usei).

Logo, primeiro dica que eu dou: troque o mínimo de moeda. Não é necessário. Com o euro você se vira com praticamente tudo! Agora, atenção para verificar se as atrações turisticas aceitam em euro pq como eu troquei muita moeda eu pagava tudo com coroas tchecas. Só gastei euro para comprar um casaco novo (tava MUITO frio que mil camadas não estavam aguentando) mas notei que em todos os lugares aceitava-se euro pq informava-se o valor que o euro valia naquele estabelecimento (igual aos da casa de câmbio mas sem perda de taxas x.x)

Hostel: eu me hospedei no Hostel Ananas. Tem uma ótima localização, o ambiente é todo novinho e o locker é uma lindeza de grande s2 Contudo, a parte da interação com outros hóspedes deixa bastante a desejar e eles não servem café da manhã e tal. Minhas reclamações SÃO superficiais sim para mostrar como o hostel cumpre as finalidades do mochileiro e onde deixa a desejar é completamente dispensável, contudo eu acho importante falar o que eu senti falta. Acho que poderia haver um ambiente comum mais atrativo.
Eu arquei com aproximadamente 50 euros por 5 diárias. 10 euros em média por dia para o nível do hostel é MUITO barato! Então super recomendo!!

Esse hostel fica na cidade velha  e foi escolhido justamente por isso porque fica próximo de várias atrações, restaurantes e da estação de trem da cidade de Praga. Para quem vai de avião pesquise melhor sobre como chegar no aeroporto. Qualquer coisa, pega metrô ou bondinho nessa area para lá também.

Mas vamos falar da cidade e dos passeios que eu fiz.

Dia 1:
Como cheguei a noite não fiz nada naquela noite afora comer e lavar roupa.
Sobre lavar roupa: o sistema do hostel era por tempo gasto para lavar. A pessoa ficou SUPER nervosa de dar uma fortuna, acabei ficando só uma hora entre lavar e secar e as roupas saíram ainda meio úmidas. Fiz um varalzinho na minha cama com elástico e o aquecedor do quarto fez o resto do serviço. Dia seguinte tava tudo sequinho s2


Dia 2: Castelo Karlstjn
No caminho para a estação.



No dia seguinte acordei cedinho e fui para a estação de trem de Praga para pegar um trem para a cidade de Karlstj que fica a uns 50 min de distancia. O lugar me atraiu pelos comentários da internet sobre a cidade e sobre o castelo - lembre-se que eu sou filhote da disney e adoro um castelo e esse é medieval e tudo mais então separei metade do dia para fazer esse passeio.

Pois bem, a passagem do trem ida/volta custou 103 coroas tchecas (CZK) e há uma caminhadinha boa da estação de Karlstjn até o castelo (30 min pelo menos) mas é uma passeio a parte porque o lugar é lindo DEMAIS! Para mim, mesmo que não existisse o castelo, o passeio já valia a pena pela beleza natural do lugar. Lindo mesmo!

Mas o foco no final das contas era o castelo.




Após uma subidinha gostosamente puxada...

























...cheguei no castelo e por ser inverno apenas o Tour 1 - que é o menor - estava disponível. Teve duração de aproximadamente 1h e a guia falava inglês muito bem.

É impressionante esse castelo que foi encontrado no Séc. X e ninguém sabe até hoje que construiu ele (na verdade achei isso bem curioso em Praga, muitas coisas velhas lindas que eles encontraram e não sabem quem fez).








Na saída do castelo já era hora do almoço e almocei em um restaurante bem no finalzinho da descida chamado U Adama. Além de ter sido muito bem atendida, a comida estava deliciosa e a refeição completa com bebida custou 150 ckz (ou 6 euros - o restaurante disponibiliza na nota) - valeu muito a pena.


Retornei para Praga cedo e fui continuar os planos para o dia: Josehov - o bairro judeu. Peguei o metrô (pq achava que era longe... nada é longe praticamente no lado velho de praga) e acabei pegando o lado errado da via - para minha sorte - pq tive a visão LINDAAA da cidade e inesperada. Dali pude ver as atrações pros proximos dias - castelo de praga/ponte karlov e outros.








Acabou que fiquei meio abestalhada e demorei muito tempo batendo fotos e me enrolei para encontrar a bilheteria das sinagogas dos judeus.

Na bilheteria, honestamente, vc não tem muita opção. Eu queria ver o museu dos judeus e para isso eu era obrigada a comprar o combo com todas as sinagogas (praticamente) .. Paciência. Pelo menos tinha o ticket reduzido para estudante - 200 czk (todos comemora) e a outra sorte é a duração de 1 semana desse ticket para que você consiga ver tudo – o que foi MUITO util para mim porque nesse dia eu SÓ consegui ver o Museu judeu porque no inverno dá 16:30 e a maioria das coisas fecha.



de um janela deu pra ver...
16:30 quando eu sai (meio expulsa) do museu já estava praticamente escuro do lado de fora. Friooo delícia! Mas o dia não havia acabado para mim.. Eu fui na praça da Stare Mestro (cidade velha) porque lá tem algumas atrações turisticas, como o relógio astronomico, e o mercado de natal.

o mercado de natal da Stare Mesto

Vista da chegada a praça - gente que nao acaba mais!



Stare Mesto

O relógio astronômico
Sobre o mercado de natal em Praga: lindo mas não vale o preço das comidas. Tem que ter atenção porque o preço que eles anunciam NÃO É o preço que você vai pagar. O preço indicado é por 100 gramas da comida e os vendedores NUNCA colocam a quantidade que você pede – algo que me deixou beeem aborrecida nesse dia. Acabei morrendo em 200 czk por uns pedacinhos de porco. A raiva foi tanta que perdi a fome e fiquei com essa “janta” mesmo.

com Marx
Dali fui para o Museu do Comunismo. Me senti uma ignorante histórica porque quando vi o museu pensei que era um museu pró-comunismo e ae fui toda esperando exaltações a Marx e tudo mais.

A expectativa foi alterada com menos de 2 minutos dentro do museu: tem uma placa que fala que as ideias de Marx provocaram a morte de mais de 100 mil tchecos (ou algo assim). Minha reação: pera, então é um museu CONTRA o comunismo? xD

# Momento: seria bom pesquisar um pouco mais as atrações antes, não é mesmo?

Mas só estou brincando porque eu adorei o museu. Muito interessante. Me acrescentou muito como ser humano e realmente me senti um ignorante histórica porque não sabia METADE do que ocorreu em Praga e na República Tcheca sobre o comunismo. Valeu as 150 czk investidas xD

20h da noite fechou o museu e eu me arrastei – morta com farofa – para o hostel. Acabou que conheci umas meninas muitooo legais nesse dia e nós ficamos conversando alí até de madrugada e uma delas combinou de ir comigo explorar a cidade no meu 3º dia em Praga.

Dia 3: O castelo de Praga

o castelo de praga ao fundo xD
O planejamento para esse dia foi meio frenético mas como minha companheira Kat só acordou 9h o cronograma teve que ser achatado. Muito justo porque eu acabei dormindo até as 9h e isso salvou o dia \o/

Acordamos e o primeiro desafio foi achar o ponto de tram certo para ir pro Castelo de Praga. Nós optamos por comprar um ticket diário – para ficar sem estresse – que custou 100 czk aprox. Foi rapidinho dali até o Castelo de Praga.

A Kat sugeriu que descêssemos um ponto depois para evitarmos a muvuca e explorarmos os arredores. Melhor ideia da vida. Porque na direção que nós pegamos para voltar pro castelo tivemos um panorama lindo DEMAIS da cidade. Sério, cada olhar e eu me sentia tocada pela cidade. Puro amor!



















E sobre o castelo: na verdade o Castelo de Praga é um complexo de vários prédios e igrejas históricos. Nós entramos pela entrada principal e fomos sendo levadas pela maré de gente até que vimos um lugar que vendia ingressos para as atrações – existiam algumas opções de tours mas nós escolhemos o menor Circuito B (com validade para 2 dias!) e custou na tarifa reduzida 125 czk.
explorando o Castelo de Praga

entrada do castelo


Começamos o passeio pela Golden Lane – a atração turistica mais legal ever – que mostra onde as pessoas moravam e como elas viviam na época medieval. Tem uma coleção de armas e armaduras muito interessante e temos acesso as masmorras onde torturavam prisioneiros.








Uma viagem no tempo! Eu parecia uma criança querendo ver tudo e explorar tudo. Pobre Kat xD mas acho que ela estava se divertindo também.





















Quando saímos da Golden Lane , fomos na Basílica de São Jorge (que não impressionava muito), e depois na Catedral de St. Vito – que é aquela que tem as torrezinhas que você chamava de Castelo de Praga xD Essa catedral é realmente faraônica. É enorme e bastante diferente de outras igrejas que eu já havia conhecido. Achei bonita e tudo mais mas os turistas aqui são tão frenéticos que se esquecem que é uma igreja e tratam com folia o local x.x Barulheira e gente pra todo lado. Acabou que a gente não teve muito saco para ficar muito tempo aqui.

basílica de são jorge


Basílica de são jorge



Em frente a catedral de Sao Vito

Dentro da Catedral de São Vito
Quando vimos o horário já estava um pouco apertado para vermos o que faltava do roteiro ( o antigo palácio real) mas nem eu nem a Kat estavamos interessadas em matar qualquer das outras atraçoes do dia para vermos esse palácio então fomos em bora.

Pertinho dali existe o Mosteiro Strahov e nós resolvemos almoçar alí porque era no meio do caminho da nossa próxima atração. A cerveja vendida ali é fabricada pelos monges e para mim só isso foi suficiente para me interessar.


Saiu um pouco mais caro do que as refeições que eu me acostumei a fazer (350 czk) mas a comida estava muito gostosa e a cerveja era muito boa. Combinou mesmo com a comida.

Dalí corremos para a Colina Petrin. Pegamos uma trilhazinha subindo no mosteiro e entramos no parque. Já eram quase 16h e tínhamos que apertar o passo se queríamos estar lá em cima na torre na hora do por do sol.








Após um momento de insegurança (onde a gente tá???) a gente viu  a ponta da torre e fomos seguindo. O passeio em si até a torre é muuito bonito e deu tudo certo. Compramos o ingresso para a Torre Petrin e pro Labirinto de Espelhos combinados com o elevador – porque somos preguiçosas.

Conseguimos ter aquela visão LINDA da cidade com sol, com crepúsculo e a noite.








O Castelo de Praga iluminado s2 


. O labirinto de espelhos valeu para mim, que nunca tinha ido, e para Kat que ficou me zoando por eu estar me comportando que nem criança no labirinto ^^



E para você que acba que a aventura terminou.. na. Quando saímos do labirinto era noite e estávamos em um parque em Praga sem ninguém  por perto e quando pedimos informação pessoal dava as mais genéricas possível. Liguei meu gps e falei para Kat que poderiamos ir seguindo pelo GPS. Ela disse que ok. Catei minha lanterna na mochila (obrigada Dan!) e fomos nos aventurando pela floresta.


Não basta aventurar. Tem que bater foto no meio da floresta da cidade ilumninada e linda xD

2h depois conseguimos chegar – sem querer – no monumento em  homenagem as Vítimas do comunismo (que estava no cronograma para a gente ir)

Monumento em homenagem as víimas do comunismo

E dalí fomos pro Museu da Tortura – porque comigo a vida é loca! Hahahahahahahahah Para chegar no Museu da torturaa fomos na vida locagem a pé porque eu queria ver a ponte karlov a noite. s2


Entrada da Karlov Most

A outra margem tirada da Karlov Most

Logo saindo da ponte a direita esta o Museu da Tortura. Custou 6 euros (podia pagar em coroas mas rolou algum coisa que me forçou pagar em euros).

Curti o Museu da Tortura. Achei muito interessante (e angustiante) mas valeu muito como conhecimento e aquela noção de  “sim, seres humanos são capazes de desenvolver muita coisa escrota”.

Mas nosso “dia” não acabou ai. Andamos do Museu da Tortura até a Stare Mestro e resolvemos jantar num restaurante fancy alí de frente pro relógio atronomico mesmo. Havia, claro, o medo da facada da conta mas a gente estava cansada e não nos importávamos mais. Simples assim.


Melhor chá gelado eveeer 
óh o relógio astronomico s2  vazio pq não era hora cheia xD

Nós adoramos o restaurante. Melhor refeição em Praga! Comemos massa e eu tomei um chá feito por eles. Tava quentinho porque eles tinham aquecedores em volta dagente e uns cobertozinhos. Dava para ver de onde estávamos o “show” do relógio quando dava a hora cheia. E o melhor: 300 czk para cada uma. (chega dá odio quando lembro que paguei 200 para comer em pé uns pedacinhos de porco!)

Mas daí acabou o dia e o resto de nós voltou para o hostel para dormir forever.

Para ler mais, vá para a parte 2 de Praga clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário