quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Eurotrip: Munique

Olá!

If you want to read this post in English click here, to part 1, and here, to part 2

Minha viagem começou com a ida pro aeroporto. Cheguei lá com 2horas de antecedência e isso foi mt bom pq eu descobri que o meu vôo Paris x Munique não estava com bagagem de porão e eu precisei falar com o pessoal da air france no balcão para resolver o problema.

# Atenção mochileiro! Dependendo das dimensões da sua mochila você terá que despachar ela e na europa a regra é não vir com bagagem de porão inclusa. Logo, atenção na hora da compra de passagens de avião low cost para não ter que pagar uma grana para despachar a bagagem na hora.
Atenção também para o peso máximo da bagagem porque as empresas cobram caro por kg ultrapassado!

(fofocas a parte: eu dei uma sorte absurda que tanto meu vôo para europa quanto meu vôo para munique eram no mesmo dia e com a mesma companhia aerea - air france - e eles conseguirsm atrelar meu vôo para Munique como se Paris fosse apenas uma conexão minha, cobrindo por issoa bagagem de porão nos dois trajetos. Ufaaa! Foi um sustão!)

Voltando: Meu vôo saiu as 18h e foi direto para Paris. Costuma ser mais barato vôos com conexões mas eu preferi um vôo direto pq 11h já é bem cansativo.

A air france ganhou meu coração pq o atendimento de bordo foi muito bom,o espaço entre as poltronas da classe econômica era aceitável e o entretenimento (series e filmes durante o vôo) foi muito bom - como não consegui dormir vi um monte de filmed xD

Para organizar melhor os posts eu resolvi separar por cidade os posts (que já serão enormes). Então, apesar do primeiro dia de viagem ser em Paris, eu resolvi deixar para contar o que eu fiz nesse primeiro dia no post sobre Paris (que será o ultimo). 

Para ir organizando:
1- Munique (este post)
2-Praga
3-Dresden
4-Berlin
5-Londres
6-Dublin
7-Paris

Antes de começar o dia-a-dia gostaria de falar de como cheguei no hostel a partir do aeroporto. 
O aeroporto de Munique é um dos melhores que estive. Dentro do aeroporto existe uma estação de S-Bahn (tipo um metrô na superfície) que te leva direto para a estação principal de Munique (Munchen Hbf). O trajeto demora aproximadamente 50 min e custou 11 euros. 

O hostel que fiquei hospedada é o Wombats. O Wombats é uma rede de hostels que tem filiais em diversas capitais europeias como Berlim e Londres, contando com um padrão de estabelecimento (camas, lockers, etc). Eu arquei com aprox. 90 euros com hospedagem por 4 noites e não me arrependo porque foi um dos melhores hostels que me hospedei. Ele é localizado do lado da estação de trem/metrô/s-bahn/tram, além de ficar muito perto do centro da cidade - dá para ir a pé! Portanto, recomendo o lugar para os mochileiros ^^ 

Primeiro dia em Munique:

No meu primeiro dia em Munique acabei indo para Fussen, uma cidade próxima que é famosa pelo castelo Neuschwanstein - o que inspirou o Walt Disney a fazer o castelo da cinderela!






Acabei fazendo o tour do hostel com um pessoal que fiz amizade e não me arrependo. Cabei gastando menos do que eu previa e me diverti muito. 

Nós fomos de trem + ônibus e subimos a pé por uma trilha pela floresta com o guia. Foi super cansativo mas inesquecível! 

A beleza natural do lugar e a magnitude do Castelo tornaram difícil achar o tour super curto dentro do castelo algo super incrível xD O tour pode ser reservado online ou comprado na hora. O ticket comum custa 14 reais ou combinado com o outro Castelo de Fussen sai a 23,50. Nesse tour que eu fiz nós só entramos no castelo de Neuschwanstein.

Chegamos de fussen as 18h, nos arrumamos, e todo o grupo foi jantar em um restaurante muito bom sugerido pelo guia: Land Haus. A comida era ótima e o preço muito bom também.(saiu uns 10 euros, sendo que a porção era mais do que generosa)

De lá fomos fechar a noite na famosa cervejaria Hofbrahaus - caneca de 1 litro de cerveja! (8 euros)






eu, Kristen, Meike,Polline e Doug



Segundo dia em Munique:




Parti com meu amigo brazuca Doug (conheci no dia anterior no tour para fussen) para o English Garten e depois de uma volta boa por aquela área fomos pro Residenz museum.








Esse Palácio foi realmente habitado pela família real bávara e é um passeio imperdível. Fiquei lá umas 2h (poucooo mas é a vida) e vi a residencia e o tesouro real (ingresso combinado saiu 9€ com audioguide incluído).






Na saída o almoço foi no mercado de natal que estava acontecendo ali no patio do residenz. Eu comi muitooo bem (pão com bife acebolado e chucrute com franço e batatas) por 12 euros - um pouco mais caro do que o necessário mas valeu muito a pena.









Ali perto visitei o Museu Egipcio ( Staatliche Sammlung für Ägyptische Kunst) que me deixou de boca aberta. Audio guide faz toda a diferença na visitação e esta incluído nos 7 euros da entrada. Fiquei lá por 3 horas e foi maravilhoso. [ Detalhe: Para mim esse foi o melhor museu que eu fui - quesitos: organização, disposição do acervo e acessibilidade ] 


Por óbvio que a noite eu tava morrendo de sonoe por isso jantei em um restaurante chinês no caminho pro hostel (tem vaaarios restaurantes asiáticos na cidade). Comida boa demais!

Terceiro Dia em Munique:

Comecei o dia pegando um tram (linha 17) e indo para o Palácio Nymphburg - residência de verão da familia real. 


Gentee que palácio enorme, jardins e lago lindos! 

O parque é aberto então a população faz caminhadas lá. Para visitar o Museu a tarifa é de 8,50€ regular (aqui não aceitaram a reduzida sem a carteirinha de estudante) e dá direito a conhecer os quartos da nobreza, a coleção de carruagens e o a coleção de artigos de porcelana. 



Eu gostei muito de tudo e foi um passeio mágico no tempo.
Depois fui visitar o Museu da Bmw e descobri que não sei nada sobre carros e sobre as grandes montadoras xD muito interessante. Eu fiquei 1h e 30 min lá e custou 7 euros (tarifa reduzida). Contudo, se vc tiver pouco tempo em Munique e não liga para carros não sei se compensa ir lá só para isso porque demora um tempo de metrô até lá e tempo é algo precioso.



Voltei para o centro de Munique e conheci a Marienplatz, tanto a Frauenkirsche quanto a igreja de St. Peter não estavam com as torres abertad para a visitação mas eu fui na torre da velha prefeitura (alte rathaus). Além de ser um prédio monstruoso, há a visitação a torre por 2,50 euros que permite ver a cidade de munique do alto - imperdível pq é mt lindo. Contudo fiquei pouco lá pq tava um frio sinistro lá emcima e não aguentei mesmo.

Dali fui pro museu dos brinquedos - que eu só recomendo para quem gosta de ver brinquedos antigos e tem tempo. Fiquei uns 40 min lá e custou 4 euros (caro, ne?)

Ja estava passando mal de fome mas turista quer turistar ne? E resolvi q o almoço não ia deixar de ser um passeio então escolhi comer o Viktualienmarket - que arrependimento. Ninguém fala inglês ali e as pessoas nesse llugar foram rudes no atendimento. Acabei comendo numa rede de fast food alemã que tinha lá (e que colocava uma legenda em inglês que falava o q vinha) batata frita com peixe empanado frito. Muito gostoso!

A noite chegou e encontrei com meus amigos brasileiros que também estavam em Munique e jantamos no Land haus (eu queris provar um outro prato de la...delicioso tb) e as meninas que conheci no hostel animaram de irmos depois no.mercado de Natal da marienplatz. Tomamos vinho, comprei lembrancinha para mamãe e conversamos a beça.

em frente a antiga prefeitura (mercado de natal ja havia acabado)



Quarto dia em Munique:


O último dia em Munique foi simples. Peguei um sbahn - linha s2- e fui conhecer o campo de concentração de Dachau (ticket diário para area mais abrangente de Munique - 8€).

A entrada é gratuita mas eu quis pegar o áudio guide (2,50€ tarifa reduzida). Acho que esse passeio mudou minha vida e não esperava menos. Se for a Munique reserve meio dia para Dachau. Eu fiquei 3h e 30 lá. 



Não é um local de folia - então por favor nada de zueira e fotos cheias de alegria - muita gente sofreu muito ali! A gente aprende a  história mas não tem noção do que realmente rolou nesses lugares até ir lá. Todo ser humano deveria poder visitar esses lugares para repensar a vida, sério mesmo!

E esse inicio de viagem acabou com a minha ida para a rodoviária de Munique para pegar um busão para Praga.

Você pode estar pensando o porquê da escolha do trajeto de ônibus. A verdade, amigo mochileiro, é que viajar de trem é caro! Pode ser barato mas no meu caso a passagem de trem para Praga estava custando aproximadamente 100 euros, enquanto a passagem de ônibus saiu menos de 30 euros, sendo que o tempo de viagem era praticamente o mesmo. 

Logo, como um bom mochileiro, SEMPRE escolha o meio de transporte que te faça economizar mais e que seja de fácil acesso do hostel. 

Em Munique a estação de trem e de ônibus é muito próxima, uma da outra, o que nem foi importante já que o Wombats (o hostel que eu fiquei hospedada) era muito próxima a estação. 

Então é isso pessoal! Pretendo escolher um ou dois passeios que eu mais gostei em Munique para detalhar. Alguém aí tem algum interesse?? 

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário