segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Eurotrip: dicas e preparativos PRÉ viagem

Ola!

If you want to read in english, please click here

Começando esse ano com posts sobre meu mochilão e com esperança de que ajude alguém as informações que eu der. (as vezes ficam faltando informações em outros blogs e eu tive que cavucar muito para não ter surpresas durante a viagem)

Esse primeiro post é só para falar o q vc deve fazer antes do mochilão e nos próximos vou falando sobre a viagem em si.

Para começar: 1º) esqueça essa ideia de comprar passagem de ida e volta na louca porque se vc for mochilar quer dizer que você irá terminar seu mochilão em local diferente do que chegou, ou seja, você será obrigado a gastar mais com transporte para retornar ao aeroporto de origem (além de ser mais cansativo).

Eu acabei comprando ida e volta pela air france - vôo direto Rio x Paris (2.800,00). O que me forçou a comprar logo de cara uma passagem aérea para Munique.

Uma coisa que descobri é que, apesar de ser bom comprar passagem com antecedência, comprar com muita antecedência também é ruim porque o preço acaba não sendo tão bom.

2º) Horário das transferências: eu fiz uma merda absurda nas compras das minhas passagens aéreas nas transferências entre as cidades e acabei tendo que dormir 2x em aeroporto - experiência muito bosta mesmo! 

Logo, o que eu recomendo SEMPRE: se der evite ir de avião porque os aeroportos costumam ser longe do centro da cidade e simplesmente  você fica a mercê do funcionamento do transporte público para chegar lá (taxi é impensável!) 

Além disso, escolha viajar por volta as 20h/21h da noite porque você não perde o dia no lugar e tem tempo para ir, com calma, para o aeroporto e chegar num horário razoável na cidade de destino sem que haja problema para chegar até o novo hostel. 

Eu sugiro esse horário pq a maioria dos vôos demora 1h/1h e meia, mas ATENÇÃO com fuso horário e verifique o horário de funcionamento de trens e metrôs! A minha experiência aqui refere-se APENAS nas cidades que conheci! Outra razão para eu recomendar esse horário (que pode parecer tarde) é pq se você for um mochilheiro com um mochilão sinistro como o meu, você precisará despachar seu mochilão e em alguns lugares eles pedem 2h de antecedência. 

Logo, para um vôo as 21h você tem que estar no aeroporto as 19h, Considerando ainda o tempo de deslocamento até o aeroporto (costuma ser 1h) e, se vc ainda considerar que seu mochilão provavelmente esta no hostel (30 min para ir até o hostel), suas atividades do dia devem encerrar as 17:30 - bem razoável, né? 

3º) Planejamento: se sua ideia é aproveitar bem seu tempo e economizar dinheiro você PRECISA se planejar. 

Saiba os destinos, planeje bem as rotas, compre as passagens que ligam uma cidade a outra com antecedência para pegar preços melhores e também para poder escolher o melhor meio de transporte.

Reserve os hostels perto das estações de trem ou metrô. Vai por mim, não importa que sua mochila seja boladona e não doa os seus ombros, você não precisa gastar energia com isso! Faz toda a diferença da vida não ter que de deslocar muito com sua "casa" nas costas.

Pesquise os passeios que você quer fazer verificando feriados, dias e horários de funcionamento e o preço.

#ATENÇÃO! Tem dias que certos lugares são mais baratos ou de graça. Estudantes (e em alguns lugares pessoas com menos de 26 anos) pagam tarifa reduzida!

Em museus sempre há um dia que o horário de funcionamento vai até mais tarde - a dica é dinamizar o cronograma tornando o dia "útil" mais longo colocando esse museu como ultima atividade do dia.

4º) Outra coisa importante pré viagem: pesquisar,comprar e testar sua mochila. Eu testei a minha 3 vezes antes da viagem e acho que teria sido bom testar mais pq só com o manuseio que a gente aprende como arrumar melhor a mochila de forma a facilitar a obtenção de coisas importantes.

A pesquisa para ver a mochila que melhor se enquadrava no meu perfil foi intensa tb mas já falei sobre isso em outro post.

5º) Comprando moeda: é algo muito importante e pode prejudicar seu mochilão. 

Esse ano nós tivemos uma imensa variação dos valores das moedas que exigiu uma reformulação da minha viagem - o euro passou de 3,40 em Abril para 4.09 em Agosto (quando desesperei e comprei toda a moeda q eu planejava comprar). 

O pior é que chegou a ficar bem mais caro que isso nos meses subsequentes, o que encareceu a viagem pelas coisas que eu tinha que comprar com cartão.

Logo, estimar previamente quanto irá gastar e ir comprando moeda aos poucos é uma boa ideia. 

Alem disso, há uma grande variação no preço das moedas a depender da casa de câmbio. Por isso sugiro uso de sites comparativos de preços na internet para encontrar os melhores preços.

6º) Compra de passeios antes da viagem: Outra coisa importante, que eu fiz errado, é tentar pagar tudo que der antes da viagem mesmo que isso encareça um pouquinho (por causa do iof do cartão de crédito).
Quando eu fui comprar moeda eu especulei o gasto por dia e troquei, sendo que existiam coisas que eu precisa comprar antes da viagem (mas ja tinha trocado o dinheiro - deu uma dor de cabeça isso!)

#Fique esperto: na internet existem sites muito uteis que informam o gasto médio com hospedagem, alimentação e transporte.
Logo, guie seus planos por ali mas não deixe de confirmar nos sites das atrações o valor atualizado de ingressos.
O site que eu usei foi o quantocustaviajar.com e gostei muito!

7º) O seguro viagem: Sugiro comprarem junto com as passagens se vc n tem aqueles seguros de cartão de crédito e tudo mais pq você já se livra logo dessa pendência que É exigência para imigração na Europa.
Masss se você ja comprou sua passagem sugiro pesquisar as empresas que vendem seguro viagem (porque tem várias que te deixam na mão) e a leitura das regras de cobertura do seguro viagem.
Eu comprei o meu pela internet junto a Mondial, pacote europeu que cobre as exigências para imigração nos países da União Europeia, e custou 415,00 - valor pode ser parcelado.
Existem reclamações contra essa empresa no reclameaqui.com maas, até a data que eu vi, a empresa parecia resolver todas as reclamações e me pareceu o melhor custo x benefício naquele momento.

8º) Por fim - o que comprar aqui: adaptadores de tomada, remédios, toalhas leves (a não ser q esteja disposto a alugar toalha - algo que eu acho caro para esse tipo de viagem), doleira e se eu lembrar de mais coisas eu ponho nos outros posts xD

Ufa!  Post enorme! Mas acredita em mim e não esquece de nada dessa listinha!
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário