terça-feira, 15 de setembro de 2015

Livro: Pacto de Monstros

Olá!



Esse livrinho infelizmente não me agradou de forma geral. A proposta do projeto era reunir contos de terror e, de fato, a maioria dos contos seguem a temática. Contudo, alguns contos não ficaram bons, seja pela história seja pela qualidade da escrita, o que prejudica os demais escritores que tiveram seu conto publicado pois a impressão geral que fica para o leitor é de que o conto é ruim. =/

Gostaria de deixar claro desde já que EXISTEM ótimos contos e que foram muitíssimo bem escritos mas eu elogio quando tenho que elogiar e critico quando é necessário. Não acho justo prejudicar escritores em inicio de carreira que podem ter cometido apenas um deslize, então não vou focar em algum conto ruim e desmoralizar o autor. 

A ideia aqui é deixar a critica para os organizadores para que em uma próxima publicação tenha maior cuidado na escolha dos contos para manter um mesmo nível de qualidade tanto das histórias quanto da escrita.

Os louros ficam com o conto “Kenneth McSmith” que  foi o que mais gostei do livro. O escritor deste  é  Daniel Folador Rossi, capixaba de 27 anos, que conseguiu misturar terror e ficção cientifica na medida certa.

 A história é bem construída e agrada tanto aquele que tem o primeiro contato com o personagem quanto aquele que já o conhece dos contos já publicados no blog na seção Kate Whitehill.  Além de bem focada na parte macabra da história (foco do livro), o desenvolver da trama amarra o leitor, que simplesmente PRECISA saber o que vai acontecer depois. Na verdade, você termina de ler o conto e deseja saber mais sobre o personagem e sobre o seu trabalho e o mundo paralelo em que ele atua.

Além de muitíssimo bem escrita, característica sempre presente nos trabalhos do Daniel, parabenizo pela excelente descrição de cenários e o esforço de tentar “botar medo” pela escrita – o que é realmente bem complicado.

O outro conto que eu gostei MUITOOOO foi o  “Fábula imoral” do autor Luiz Hasse. É simplesmente brilhante. Eu ri mesmo lendo ele porque a crítica é pesada aos nossos conceitos de “céu e inferno”e mesmo sobre como levamos a vida hoje em dia. Odeio mandar spoiler mas como desejo que leiam eu te conto que a temática é uma ligação que sem querer cai no Inferno S.A e quem atende é o próprio diabo. :O Só isso ai dá vontade de ler né?

Recomendo a leitura porque, como falei, existem bons trabalhos que valem a compra do livro (se vocês encontrarem, ne.. ele é de 2009) mas vale a pena buscar na internet trabalhos dos autores que mencionei nesse post para conhecer seus outros trabalhos que com certeza continuam maravilhosos.


Até! 

Um comentário:

  1. Olá, Nydia. Muito obrigado pelos elogios ao meu conto. Tomei conhecimento deste texto meses depois, mas fico muito feliz quando meu trabalho ganha significado na vida de outras pessoas também. Abração. Assina: Luiz H.

    ResponderExcluir