sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Livro: Eternidade por um fio e a trilogia "o século"

Ola!

       E com esse post eu fecho os comentários a trilogia "o seculo" do Ken Follett e, primeiramente, anuncio q foi um prazer enorme os últimos 3/4 meses que passei lendo essa trilogia. Cada volume tem aproximadamente 900 folhas e a historia do livro me fazia querer ler o tempo todo. Provavelmente eu teria terminado mt antes mas tive q me dedicar a outros projetos paralelos.
Sobre o livro "Eternidade por um fio":

      Achei os personagens muitoo mais envolventes que os personagens do Inverno dos Mundos (v.2). Desde as primeiras passagens vc ja "gosta" dos personagens, identifica a personalidade deles e já imagina como este vai reagir. Contudo, mais de uma vez, o autor me surpreendeu (e muito) com o desenvolver das historias de alguns personagens. O Cam Dewar (filho do Woody Devar -livro 2, neto do Gus Dewar-livro 1) é um personagem completamente dispensável e sem graça. Ele fica sumido a maior parte do livro e varias vezes quando aparecia eu ficava "quem é esse mesmo?".


       Outro ponto que merece destaque é a abrangência temporal desse livro. Enquanto que as historias do Queda de Gigantes (livro 1) transcorrem de 1913 ate 1919 (mais ou menos) e no livro Inverno do Mundo (v.2) é de 1934 ate 1945/1946, no Eternidade por um fio a historia vai do fim da déc. 50 até 1988!!! Brother, se vc tem vários personagens num lapso temporal desses é obvio que alguma historia não vai sair muito boa.

      Ah, e ainda tem o ponto: o leitor quer saber dos personagens dos livros anteriores. Então bato palmas pro autor que, além de contar 40 anos da vida dos personagens desse livro, se deu ao trabalho de inserir o que aconteceu com os adoráveis personagens dos outros livros. Esses eram os momentos que eu mais gostava (e sofria) porque me apeguei muito aos personagens do Queda de Gigantes e .....o tempo passa para todos né? 

     Portanto, apesar de criticas, acho que o autor fez um trabalho muito bom para a empreitada faraônica que se propôs, amarrando tudinho e com uma narrativa muito muito boa.
Livro recomendado!

A partir de agora vai rolar SPOILER então não continue porque vou criticar a serie como um todo e não quero estragar a historia para ninguém ^^



################################## SPOILER ALERT#############################


         Bom, acho q o grande problema da serie é a sensação de decadência das histórias (isso não é culpa do autor mas da historia/sociedade do seéc XX).  A queda de grandes impérios, da nobreza e as conquistas sociais e do Socialismo SÃO mais importantes e interessantes do que assassinatos em massa por ditaduras na segunda guerra mundial. A guerra fria então...esforço monstro para manter a "ação".

           Observei é que cada vez os personagens começam mais novos. Os personagens do livro 1 tem 20 e poucos anos. No livro 2 tem 18 anos. No livro 3 os personagens tem em media 13/14 anos, com exceção da Rebecca. Isso é uma demonstração clara da modificação na sociedade ao longo do século XX: cada vez mais precoces. Achei legal esse detalhe que o autor se atentou (certeza que foi intencional). Contudo, isso contribui para que os outros livros não sejam "tão legais" pq a gente tem que lidar com problemas de pessoas mais jovens, logo menos mais interessantes xD pq eles tem menos influência no mundo e são mais idiotas/imaturos também.  

          No Queda de Gigantes (v.1) tudo era tão diferente do mundo de hoje. As lutas sociais, a questão da nobreza (nascimento dando direitos), a exclusão da mulher, a ausência de direito dos trabalhadores,etc. Faz com que o leitor queira mudar o mundo junto com os personagens! Acho também que tudo era mais romântico e menos corrido. A gente conhece melhor os personagens, as personalidades e ideais. Tudo se torna muito mais interessante. 


          Ja no Inverno do Mundo (v.2), apesar dum inicio formidável e eletrizante, o livro vai morrendo. Sei lá, perdeu o ritmo. Na verdade dá aquele feeling de decepção pq os personagens do primeiro livro são bons demais. Eles são lutadores e correm atrás e tem embates com o poder. Aí vc vê "tudo" acontecendo e precisando da ação de pessoas assim mas "fase" agora é dos novinhos, que tem muitoo menos atitude que os pais e não parecem ter metade da construção ética que os pais tinham com a mesma idade.
               Essa perda de ritmo só foi recuperada quando os jovens ficaram um pouquinho mais velhos, levaram lindas porradinhas da vida, e aíii começaram a correr atrás dos seus ideais e tal.  Eu tava mega broxada quando TUM o autor mata um dos meus personagens favoritos (e esse autor nao é assassino de personagens! Entao imagina a minha surpresa e dor!). Quebrou total a minha expectativa o autor agir dessa forma e com isso meu interesse retornou. Eu pensei: "Pera, se ele matou ESSE personagem, o que mais vai acontecer agora??"
                 Depois disso fiquei com sangue nos olhos (hahahahah) e as historias saíram daquela apatia e os personagens foram a luta!
                Comentei no post sobre o livro 2,mas acho importante falar novamente, que a perspectiva da 2a guerra nessa historia foi totalmente diferente do convencional (louros para o autor). Contudo, apesar da parte da historia q mais gosto do sec. XX ser a parte da segunda guerra mundial e ter achado criativa a perspectiva do autor, esse foi o livro que menos gostei da serie. =/ 

                 Por fim, historicamente falando a parte mais sem graça do séc. XX teria sido a guerra fria e eu já tava esperando que o livro fosse ser ainda mais parado que o dois. Ledo engano! 
         No Eternidade por um Fio bato palmas para o Autor pela originalidade, por encadear perfeitamente personagens e eventos históricos importantes. A história ficou amarrada demaaaiisss e eu gostei muito!
           De cara o personagem George Jackes conquistou meu coração. Ele já nasce na história buscando defender seus ideais. Isso!! Era isso que eu sentia falta! Pessoas lutando! Jovens querendo mudar o mundo! 
               A Russia também se destacou muito com os personagens Dimka e Tania. No livro 2 acabou que o filho do Lev que foi adotado pelo Grigori é que acaba sendo  o principal e eu não conseguia gostar dele. A volta de personagens que carregam traços de personalidade do Grigori foi um alívio para mim. Ambos querendo mudar o mundo mas vendo as mudanças de forma diferente. Interessantíssimo!
                Os personagens secundários também foram bem interessantes e todos estavam bastante envolvidos nos acontecimentos históricos. Tudo muito interessante. 

O que me deixou triste: ver os personagens do primeiro livro morrendo. Na verdade eu ficava em conflito. Esses personagens tiveram uma vida extraordinária! Com exceção da Maud que pareceu que comeu o pão que o diabo amassou, todos os outros personagens somente cresceram e aumentaram suas influencias sobre os governos e política, levando seus ideais e transformando. Oras, eles estavam velhos e tiveram vidas de muita glória e conquista. Era tristes ver eles morrendo mas se fosse para escolher uma forma de viver, puxa! como eu queria viver como eles! 

                Afora isso, e acho que é a crítica pesada para esse livro: o autor abraçou o mundo com as pernas e acabou não ficando muito bom. 

                 Me explico: do nada os eventos começaram a ficar muito espaçados (5/7 anos entre um fato e outro) e as vezes o leitor fica sem saber o que aconteceu com os outros personagens no meio do tempo. Sei lá, ele já tinha escrito mil páginas! Escrevia mais 100 e dava um final digno para TODOS os núcleos de personagens! 

                   O livro acaba falando como foi a queda do mudo de Berlim para a família divida pelo muro, joga o Jasper Murray fazendo a coletiva, mostra o Cam Dewar vendo isso na tv, mostra o Dimka ouvindo isso no rádio e acabou. 

                    E pronto. Isso repercutiu sobre o mundo todo: sim. Mas e a familia da Ethel? A gente fica sabendo que eles estao nos EUA e só. E a Tânia e o Vasili? Eles saem da Russia e vão para outro lugar?? E depois da queda do muro, como ficou Lili que nunca conseguiu ter profissão por causa do bulling do Hans? 
                       
                       Em verdade o único que ganhou um final da história foi o George Jackes que se emociona ao ver o Obama tomando posse como presidente e concretizando os ideais que ele lutou por toda a vida. Ficou lindo e tal mass... incompleto. Só a linha do Lev teve um fim. 

                      E foi por isso que eu não gostei. Poxa, o autor se preocupou o tempo todo com todos os núcleos e não fala nada sobre o fim das outras pessoa? A queda do muro é suficiente?? 

                      Tá, já chega de acidez xD É um livro muito bom, o autor criou histórias e personagens ótimos, os links com a história foram brilhantes e foi maravilhosa a jornada e eu recomendo a série. O que me propus aqui foi a expor que existiram falhas que prejudicaram que eu gostasse mais do livro mas só ^^ 

Até! 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário