quarta-feira, 8 de abril de 2015

Jovem adulto: relacionamentos abusivos

Ola!

Sei q prometi posts sobre cabelo mas c as obras aqui em casa n sei onde ta nada eee n to arriscando fazer nenhum teste nesse momento.

Pq falar sobre relacionamentos abusivos?

Pq esse é um problema que todos os amigos e amigas q tenho e convivem cmg nesse momento já passaram e alguns ainda passam e simplesmente é necessário falar sobre isso.

Sim, tem livros de auto ajuda  mil textos por ai falando como vc fica c alguém/casa/se sente feliz... bla. Não me lembro de ter visto nada me chamando atenção na livraria sobre algo tão comum qt um relacionamento abusivo. Afinal o q é isto?

Relacionamentos abusivos são aqueles onde uma das partes se anula tanto que não sabe mais quem é.  São aqueles em que vc se sente sufocado mas pq ama não sai de onde esta. São aqueles q detonam tanto sua autoestima q vc simplesmente acha q só merece "isso" mesmo e que não há nada melhor "lá fora".

Você se identificou nessa descrição?  Identificou um amigo/amiga/parente? ??

Vamos a exemplos: vc não sai mais com seus amigos apesar de adorar fazer isso, vc deixou de ver certos filmes, você adorava night mas agora só vai para happy hour para "não dar problema", vc não tem mais amigos do outro sexo e quando mantem gera atrito, vc se sente triste pq quer fazer coisas e o outro não cede, você sente q só você cede, etc etc etc

Essa situação é muito comum.  Pode acontecer com qq pessoa mas normalmente esse tipo de relacionamento começa na adolescência/inicio do jovem adulto. A razão desse momento da vida gerar relacionamentos bosta é simples: o q vc procurava num namorado na época?  Reformulando: o que fazia vc querer namorar c alguém na época?

Quando eu faço um retro aqui... minha gentee! O critério nunca era razoável para levar a um relacionamento.  Bastava ter algumas coisas aleatórias em comum e "to gostando de vc" e pah... namorando.

E nisso vivi namorando por 10 anos.
Ta, mas e ai, pq dava merda?

Pq, para começar, relacionamentos nessa fase são mais possessivos e controladores ... you know... aquele probleminha com autoestima e as vezes confiança (já q carvalhos vc não conhecia suppppeerr bem a pessoa).
Soma-se a isso o fato de que nessa época da vida é quando decidimos o queremos pro futuro. E ai vocês descobrem que querem coisas diferentes. 
Ou pior, vcs começaram a namorar mega na inocência ae um dia tudo aconteceu: vcs ja estavam formados e trabalhando e as famílias esperando o casamento que VCS nem tinham pensado.
Quando não basta isso tudo há ainda a coerência de quando um acorda para a vida e se dá conta de que o outro ainda ta lá atras e perdido.

Olha, os caminhos podem ser diferentes mas os abusos são bem semelhantes.

Quem nunca falou ou ouviu alguém falar que fulano começou a namorar e sumiu?  Esse costuma ser um problema. Problema este que se agrava qd começa a dar merda. Os amigos alertam para os abusos e o abusado não aguenta ouvir pq tem medo de sair do relacionamento e ai se isola mais.

E os comentários de: poxa mas vc adorava fazer isso. E aquilo, ainda é seu sonho fazer? Seriooo maioria dos abusados vai se anulando durante o relacionamento.  Quem é vc? Vc é aquilo q o relacionamento exija q vc seja para q ele continue durando.

Bom querido, aviso importante: isso tem um limite. Ou vc quebra ou vc vai embora. A pessoa é q não vai mudar então para de sonhar!

Uma coisa eu te garanto: há alguem melhor. Não será perfeito,  provável q não vá aparecer logo ou no momento mais conveniente mas aparece. Haverá alguém que curte só estar contigo. Alguém que te acha fenomenal só por vc ser vc. Alguém que planeje mentalmente suprir toda aquela sua carência de experiências um dia. E acho q o mais importante: alguém q se importe em te ver feliz.

Acho que a características mais.forte nos relacionamentos abusivos é q o abusado sabe que o outro nao se importa q você sofra pelo relacionamento.  Que você se empenhe para q ele dê certo. O pior, acho q isso é combustível para as pessoas acharem que devem tentar MAIS.

Enfim, se vc que esta lendo esta passando por algo terrível assim, primeiro: calma! Vc não esta sozinho/sozinha. Acontece muito. Vc não é burro ou qq coisa  negativa q pense de si. Você teve fé no amor, deu o seu melhor mas NAO DEU CERTO. Temos dificuldade de admitir isso... n entendo pq.

Contudo, escolha o que quer viver.  Você pode se quebrar até não sobrat nada de vc ou vc pode enfrentar essa dor do fim e aprender a se amar. Conhecer outras pessoas, viver o q vc sempre quis viver e talvez encontrar alguem que fique feliz em te fazer feliz.

To na minha saga pela vida. Não foi fácil mas tb não esta sendo o fim do mundo que eu achei que seria.

Eu sou dessas que quer um dia encontrar "o alguém" que só de estar ali já me faça bem mas o mais importante é que eu quero ser feliz. Essa é a prioridade.

E você?  Qual é a SUA prioridade? Quais são suas perspectivas para o futuro? Quem vc quer ser? Quais são os seus sonhos?

Corre atrás!  A vida, a princípio, é uma só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário