sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Livro: 50 tons mais escuros

Olá!

No furor, após ver o filme 50 tons de cinza, fiquei na saudade dos livros e resolvi reler a sequência e mostrar para vocês que a impressão critica geral é parcial e machista.

Só para constar resolvi responder as duas principais críticas que ouvi na época que li e estou ouvindo de novo com o lançamento do filme. 
A 1ª) Um bando de mulher assanhada sem o que fazer que fica lendo isso. 
R: Um bando de gente babaca que não leu o livro ou melhor que não entendeu o livro e que acha que mulher se interessar por sexo é assanhada sem o que fazer mas quando homem fica vendo filme pornô são homens de respeito e muito trabalhadores. Tá massa esse machismo.
2ª) Livro muito mal escrito com uma história pobre. 
R: Realmente a escrita não é das melhores mas a maioria das pessoas não sabe que esse livro não foi escrito por uma escritora de verdade; A autora era fan de Crepusculo e em um grupo que pertencia começou a escrever essa história que, pela repercussão que teve, conseguiu virar livro. 

Esclarecidos pontos que não vou bater novamente quero falar sobre esse livro e da trilogia. Tem sexo? Muito. O cara gosta de bater na mina? Gosta. Esta envolvido com uma prática sexual conhecida e acredito que seja bem praticada por aí. A mina gosta? Até gosta duns tapinhas e dumas sacanagens mas não curte o estilo de dominação proposto inicialmente e NÃO adere a isso. 

A verdade cara é que nunca foi tão divulgado livro que falasse sobre sexo de uma forma agradavel para mulheres. Na verdade é porque a mídia não é feita para agradar mulheres, não é mesmo? Qualquer coisa que não seja mulheres gostosas não é aceitável pela sociedade (tô errada! até em propaganda de absorvente as mulheres são lindas!)

Enfim, não resolvi escrever isso aqui por isso. 

Vim falar sobre o fenômeno que o livro criou e no fenômeno que Crepúsculo havia criado antes e nas constantes críticas que essas histórias recebem e que desviam a razão de terem feito sucesso. Crepúsculo não fez sucesso com as mulheres pelos vampiros que brilham e 50 tons de cinza não fez sucesso porque mulheres gostam de apanhar no sexo (sim manas, já ouvi gente babaca falando isso). 

O sucesso arrasador desses livros encontra-se no íntimo das mulheres. O que elas desejam mais do que tudo em um relacionamento. O que elas esperam de seus amados e que normalmente não recebem. Tanto é que são mulheres que escreveram esses livros. 

Na primeira vez que li não tive uma percepção tão forte como tive agora. Acho que estou mais velha ou mais reflexiva mas esteve sempre ali. Naquelas mesmas linhas, naquelas mesmas histórias.

O Edward e o Sr. Grey tem várias características em comum (até pq o segundo personagem foi construído com base no primeiro) entre elas: são dominadores, super protetores, planejam coisas para suas amadas, reconhecem seus erros e pedem desculpas, dizem o quanto amam suas parceiras, falam que as namoradas são lindas e se consideram sortudos por tê-las, e o troféu: tentam errar menos pois reconhecem que isso é essencial para terem um bom relacionamento e fazerem suas amadas felizes. 

O foco é esse. É isso que as mulheres gostam no livro. Todas as leitoras se identificam com as protagonistas. Elas são comuns, sem graça até! Mas o homem reconhece a ótima mulher que ela é. Vê sua beleza onde ela não vê e se considera um cara de sorte por ter ela. Se esforça para que ela queira estar com ele. Quem não quer ser a Bela ou a Anastasia Steel? Quem não ser ser amada, respeitada e principalmente reconhecida?

Sabe todo aquele sexo do livro? Até onde entendi o cara dá o máximo dele para que ela goze até dizer chega e se satisfaz com o prazer dela. Quantas meninas por aí tem um cara que se preocupa tanto com o prazer dele quanto o dela?? Bom, a explosão do livro acho que mostra muito bem a falta de dedicação de muitos rapazes por aí. 

Acho que os caras que leram o livro e criticaram (e se deram ao trabalho de criticar, reformulando) focaram nas coisas erradas. Ouvi gente falando que a mina só gostava das coisas e se submetia a tudo pq o cara dava coisas caras para ela. Nem vou comentar sobre isso pq é ridiculo demais para mim. 
Ouvi gente que só focou em reclamar da escrita e ouvi gente que só reclamou do sexo. Brother, não gosta de sexo? Pula para próxima parte sem sexo e continua a ler! 

Sobre a escrita, como ocorre toda em primeira pessoa, como se pudéssemos saber tudo que a Anastasia pensa, acho que ficou bem compatível com a cabeça de uma mulher (críticas a parte). 

Agora, como nem tudo são rosas vou ter que criticar que foi muito força a barra a menina ser virgem e se jogar no sexo do jeito que foi narrado. Nem uma insegurança? Nada? O cara fala que é perigoso? Nada?? Nem uma hesitação? 

Fora isso e alguns exageros de detalhes (muito típicos de mulheres by the way) acho que o livro deveria ser lido de um ponto de vista mais auto-reflexivo.  Os caras que adoraram falar um monte de merdas: o que incomoda realmente a vocês no livro? Vocês não se sentem bem sucedidos como o Grey? Vocês não sentem que tem um desempenho sexual tão bom? Vocês acham que suas namoradas/esposas/companheiras se sentem da mesma forma por vocês que a Ana se sente em relação ao Sr. Grey? Vocês fazem coisas só pela felicidade das amadas ou acham que elas vão amar vocês de graça para sempre?

Vamos repensar um pouquinho nossos relacionamentos e as críticas ao livro queridos? Só uma dica, para começar, se vamos criticar o livro... vamos ler o livro primeiro? 

Ótimo! Esse é um bom começo! 

PS: E acabou que devo ter mandado spoilers e não comentei realmente sobre o livro mas gostei dele no geral. Me agrada estar na pele da Steel num mundo tão diferente como me agrada estar na pele da maioria das protagonistas/ dos protagonistas de todos os livros que eu leio. Mas reconheço que menos sexo, menos drama, menos mimi e mais história teriam sido válidos. [ha e não é que teci crítica mesmo sobre o livro também??] 

Eu vi o filme com meu irmão e com a minha mãe essa semana e até que gostei. Bem fiel ao livro de forma geral. Sim tem essa quantidade avassaladora de sexo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário