quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Utilidades: dicas e erros no Aliexpress

Olá!


            Como quase todos os itens daquele meu primeiro pedido já chegaram (e de outros pedidos já estão chegando) resolvi fazer um post para aquelas que estavam aguardando minhas impressões para decidir se compra ou não compra ^^ 

Faltam ainda esses dois itens:
Ainda não recebi mas já esta em curitiba - liberação sem tributação
Ainda não recebi mas já esta em curitiba - liberação sem tributação

  
























      Não me decepcionei com nada, isto é, tudo que eu comprei veio exatamente como descrito no site e iguais a foto. Não acho que é a toa esse sucesso nas compras pq sou muito cuidadosa na escolha do produto e do vendedor. Quando fico na dúvida mando mensagem para o vendedor para confirmar os tamanhos e depois que compro mando msg confirmando a cor escolhida e tamanho. 

Para ajudar vocês pontuei umas dicas de ouro:

1º) Até o presente momento não fui tributada mas acredito que a Receita Federal (RFB) esta em cima pq todos os meus produtos que estavam parados em Curitiba estão sendo atualizados que "foram liberados sem tributação pela RFB". Existe milhões de pessoas com dúvida no grupo do facebook perguntando todos os dias se serão taxados. 
        De uma vez por todas: não sei. Ninguém sabe. A regra é: você sera taxado. Sim, existe uma lei que isenta de taxação produtos que custem menos de 50 dólares mas as vezes eles taxam e daí cabe a você recorrer. As pessoas costumavam não ser taxadas mas hoje em dia eles estão apertando o cerco e fazem verificações por amostragem, que estão mais rigidas, então o risco de ser tributado esta aumentando. 
        Há previsão de que a partir de Janeiro.2015 a tributação ocorrerá no ato de compra, o que agilizará as entregas aqui no Brasil mas não sei se vai rolar. 

2º) Com esse primeiro pedido aprendi que vale a pena selecionar itens sempre de um loja boa (aquelas com coroazinha ou diamente - muitos pedidos) e que também vale a pena prestar atenção na avaliação das pessoas que já compraram (estrelinhas). Só compro com 5 estrelinhas e SEMPRE leio os comentários. Já me livrei de compras bomba justamente por causa dos comentários (tecido leve, tamanho menor do que o descrito, etc)






3º) Existe a possibilidade de seu pedido ser congelado ou cancelado se o vendedor for suspeito. Aconteceu isso comigo em 2 produtos. :( um deles até dava para suspeitar de fraude (um vestido que comprei por 1 dolar e pouco) mas o outro me surpreendeu pq foi um saia longa que comprei no dia da super promoção do Aliexpress por 5 dólares. 

4º) Devemos no ato de compra nos atentar ao tempo de procedimento porque essa é a razão de aquele primeiro pedido não ter "fechado" ainda - 2 vestidos tinham um prazo de 30 dias de procedimento, isto significa que a loja se resguarda a um certo prazo para encaminhar os produtos e nesses 2 vestidos só encaminharam no último dia! Parece que é praxe algumas lojas só mandarem no último dia então fique calma e aguarde. Se o vendedor não enviar o pedido é cancelado automaticamente. 



5º) O corpo brasileiro tipico não é feliz no Aliexpress, o que significa que:
- praticamente todos os vestidos que eu compro tenho que mandar apertar na parte do busto e cintura. Além disso os vestidos costumam ser bem curtos e para prevenir isso acabo sempre comprando o maior tamanho (a não ser que o comprimento não seja alterado) para ter a maior comprimento de saia possível pq tenho mt quadril e isso tb previne do vestido não vir muito apertado;

- No caso das blusas, o tamanho livre costuma ficar bem certinho então CUIDADO na hora de comprar blusas se você tem um pouco mais de peito e o tamanho for livre. 
Verifique as medidas em centimetros e sempre compra maior do que a sua medida por garantia pq diminui sempre dá mas aumentar não. :p Na duvida fala com o vendedor!


6º) Use aplicativo de rastreamento no seu celular. Por que? Para estar em casa ou ter alguém em casa quando avisarem que o seu produto vai chegar, p.ex. Outra utilidade é saber se foi taxado ou não que ai vc já prepara o bolso ou se alivia de vez. 
Contudo acho que o que mais importa no rastreador é o controle das encomendas e o tempo demasiado que elas ficam paradas em Curitiba e como os rastreadores contam os dias você fica sempre com a ideia e pode abrir um PI. 
Eu sou neurótica e uso 3 aplicativos: Muambator, Avise já e Ctracker

7º) O que é PI? É um pedido de informações que se faz no site dos Correios e que no meu caso, após feitas as reclamações, recebi os pacotes 2/3 dias depois. Não sei se é coincidência mas o pessoal na internet fala direto. ´No youtube tem vários videos explicando como preencher o PI e eu aprendi por lá e recomendo. 

8º) Então, e quando o rastreador não funcionar? Daí a importancia de as vezes escolher pagar uns centavos para utilizar um meio de envio mais confiável do que os "seller method" da vida. Eu to com várioooos produtos (normalmente de baixo valor) que o rastreio não funciona at all ou só funcionaram até chegar no Brasil então... fica a surpresa. Esses pacotes eu fico controlando o prazo de garantia no site para o caso de estar próximo de acabar e eu não ter recebido os produtos. 

9º) Prazo de proteção é estabelecido pelo vendedor e tem diversos tipos de proteção então digo o de sempre: atenção a tudo que vem escrito na propaganda. Existem lojas que pagam a devolução do produto se não estiver conforme, existem lojas que devolvem o dinheiro se vc não ficar satisfeito, etc. Preste sempre atenção nisso pq existem lojas-fraudes que falam que enviaram mas não o fizeram e se vc não tomar conta desses prazos você perde o seu dinheiro. 



10º) Entre em algum grupo de compras do Aliexpress para saber de promoções, lojas que enviam produtos ruins e lojas muito boas. Pessoal sempre compartilha informações uteis (as vezes rola barraco e tal....) mas ainda assim é útil. 



Bom meninas, o post ficou longo mas acho que tira bastante duvidas e ajuda a ficar mais confiante na hora de fazer compras, não? 

Espero que tenha ajudado!

Bjs

Algumas fotos (não lembrei de bater foto de tudo x.x

o famoso do Ali - com cinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário