segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Jovem adulto: financiamento

Ola!
Hoje o assunto é algo que nossos pais nunca entenderam e acaba que nós ficamos sem entender também: financiamento.
Para mim financiamento era tipo um parcelamento de cartão mais caro pq o valor parcelado é maior e o tempo de pagamento é maior tb.
ERRADISSIMO!
Descobri me dando mal então vim aqui para explicar para vocês o que é.

Para começar,  o que você sabe: que ao final de pagar todas as prestações vc vai ter pago BEM mais do que o valor que financiou. Deer isso é óbvio pq existem os juros.
Que vc pode antecipar o pagamento de parcelas e que isso diminui o valor dela pq retira os juros.

O que vc não sabe: quando vc pega o financiamento vc não deve mais o valor emprestado mas o valor FINAL com todos os juros.

A pergunta é: Ué e qual é o problema?

Se vc escolheu o carro ou a casa dos sonhos e em momento alguma enquanto estiver pagando as prestações houver qq problema que te faça precisar vender a coisa tudo estará certo. É a intenção do financiamento.

Contudo, o meu alerta é para os desesperados ou impulsivos (como eu) que acabam vendo nas facilitafores para o financiamento e diminuição de valores como "promoções imperdíveis". Só digo: calma lá gafanhoto!

Podem ser vários os problemas: vai fazer intercâmbio pro exterior,  não tem mais como pagar pq perdeu o emprego, não gostou do carro, o carro esta dando problema, etc.. a financiadora não quer saber! Ela não "empresta" dinheiro de brincadeira. Ela fechou um negócio para faturar, por baixo, 10.000,00 em juros e não vai abrir mão de faturar isso a toa. O que isso significa?
Significa que se vc resolver que não quer mais a coisa (carro/casa), e for vender antes de quitar o financiamento,existe uma ENORME probabilidade de vc perder dinheiro (ou mt dinheiro dependendo do caso).
No meu caso eu perdi aprox. 8.000 reais. Eu comprei o carro por 23.000, 00, vendi por 17.700, 00(era esse o valor para quitar o carro! Eu havia financiado 16.800, 00 e o resto a vista de entrada) sendo que ja havia pago algumas prestações no total de 3.000, 00. O que vcs podem ver? Eu paguei prestações mas o valor que eu "devia" para o banco era maior que o que eles haviam me emprestado há poucos meses atrás.
Enfim, deixando o chororo de lado a verdade é que no caso de veículos,  eles se desvalorizam naturalmente qd vc tira ele da concessionária então vc JA perde dinheiro de cara. Para que vc não perca mais dinheiro deve usar o veículo plenamente por todo o tempo que vc estiver com ele.

Por isso, se vc precisa financiar para comprar sua casa ou carro escolha com muito amor. Não é comprar o que "dá para comprar". Calma. Escolha essa aquisição com muito cuidado e cautela pq se arrepender sai muito caro! Vc se imagina 30 anos morando naquele cubículo? E se vcs forem ser pais, da todo mundo? Tem colegio na area? É perto do trabalho? Tem transporte na area?
Outra: vc se imagina 5 anos com aquele carrinho minusculo se vc pretende ter filhos?  E se der problema nas peças?

Com a experiência que eu tive não pretendo comprar carro usado financiado porque do meu ponto de vista não compensa.  Não estou dizendo q não vale a pena comprar semi novo e usado. Não é isso. Só acho q não vale a pena comprar financiado pq o.prejuízo financeiro é mt grande. Como exemplo do meu carro: paguei 30.000 mais ou menos (no final das contas) vendi por 17.700. Se eu tivesse pago direitinho eu teria pago 27.000 pelo financiamento (dos 16.000) mais a entrada daria mais de 32.000 reais e a venda dele, apos 4 anos de parcelas, seria por uns 12.000 reais no máximo!  Fora os riscos dele trr problemas de peças e tal e que seriam "investimentos" que não teriam retorno econômico.

Concluo pedindo calma a todos o ansiosos! Calma! Paciência!  Pesquise direito,  junte mais dinheiro se for necessário e escolha sua compra sabiamente para comprar melhor e não perder dinheiro. É isso ai.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário